Festipoema tem inscrições para artistas de todo País

Festival de poemas de Pindamonhagaba premia versos, interpretação cênica, fotografia e vídeo na cidade

Apresentação na edição do Festipoema em 2017 (Foto: Reprodução)
Apresentação na edição do Festipoema em 2017 (Foto: Reprodução)

Juliana Aguilera
Pindamonhangaba

O 19º Festipoema está com inscrições abertas para os concursos de autoria, interpretação cênica, fotografia e vídeo de um minuto em Pindamonhangaba. Artistas de todo Brasil podem se inscrever até 30 de junho, pelo site da Prefeitura.

A divulgação dos poemas selecionados acontecem no dia 3 de agosto, e os trinta escolhidos terão seus poemas divulgados em ônibus que circulam no município. Todas as categorias premiam os três primeiros lugares.

Os textos selecionados serão enviados para quem desejar interpretar os poemas. O autor da obra pode escolher por interpretá-la, mas é necessário informar na hora da inscrição. Uma mesma pessoa poderá participar de todas as categorias.

“Os poemas são selecionados, é feito um sorteio. Aqueles que se inscreveram para a fotografia recebem um poema e vão fazer uma fotografia baseada no poema, da mesma maneira com o vídeo”, explicou o diretor do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, destacando as categorias fotografia e vídeo, incorporadas ao festival em 2016.

Os participantes das categorias foto e vídeo tem de 13 de agosto a 29 de setembro para entregar suas produções, que serão divulgadas em 1º de outubro. A exposição de poemas e fotografias selecionadas serão realizadas entre os dias 3 e 31 de outubro. Já a apresentação dos poemas está prevista para os dias 6 e 7 de outubro, dia da premiação de todas as categorias. Os selecionados para interpretação cênica, foto e vídeo também são convidados a participarem de oficinas, mas Palma afirmou que a presença não é obrigatória. “As oficinas são mais para ajudar”.

O cronograma completo do festival pode ser encontrado no site da Prefeitura, pindamonhangaba.sp.gov.br. No ano passado, a Festipoema recebeu mais de mil inscrições de poemas. O evento é promovido pelo Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura, pela Academia Pindamonhangabense de Letras e pelo Conselho Municipal de Cultura (Cadeira de Audiovisual).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?