Com processo em andamento, Viva Pinda é a única a participar de licitação para o transporte público

Empresa reponsável pelo transporte público participa novamente do certame; expectativa é que o atendimento aos usuários seja melhorado

Ônibus do Viva Pinda circula pela região central da cidade; processo de licitação não atrai concorrentes (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com foco em melhorar o atendimento aos usuários do transporte público, Pindamonhangaba prossegue com o processo licitatório. Ainda na última semana, a cidade efetuou o processo de abertura dos envelopes do certame público.

De acordo com informações da Prefeitura, somente a empresa Viva Transporte Coletivo apresentou a documentação que segue em análise e parecer técnico da secretaria de Segurança Pública. Haverá também uma avaliação do balanço patrimonial e demonstrações contábeis da secretaria de Finanças e Orçamento.

A última licitação do transporte público, em Pindamonhangaba, foi realizada há 18 anos. Apesar do contato ter considerado irregular, seis anos após o certame pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), nenhuma administração fez um novo processo licitatório. Entre os de 2013 e 2016 o contrato foi prorrogado em 2014 e 2015, sem a licitação. A iniciativa de efetuar uma nova concorrência foi viabilizado em 2017. “Realizamos audiências públicas para ouvir a população e contratamos uma empresa especializada que desenvolveu estudos para construção do novo termo de referência para a licitação”, assegurou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.

Há cerca de três anos o projeto foi pausado para avaliação do TCE. Posteriormente, afetado pela pandemia da Covid-19, o Município observou o número de passageiros cair. No último ano, houve a alteração da lei sobe o transporte público, tendo em vista a elaboração de um novo termo de referência, lançamento da concorrência com prazo de atendimento no município de 15 anos.

Com o novo contrato serão implantadas novas linhas como, Vale das Acácias – Centro (passando também pelo bairro Feital), Moreira -Vale das Acácias até o Araretama, assim como a linha do Cidade Nova que será ampliada da região central até o Bem Viver. Além disso, novas modificações serão integradas como GSP e aplicativos, nova frota de ônibus e sistema de monitoramento e implantação de sistema de transporte por demanda com tarifas e rotas flexíveis.
“Toda população sabe do empenho que nossa gestão tem em realizar uma nova licitação e um novo plano para melhorar o transporte público. Esse ano lançamos a concorrência que vem sendo realizada e esperamos concluir até dezembro, buscando qualidade dos serviços”, finalizou o prefeito, Isael Domingues (PL).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?