Defesa Civil de Pinda reforça ações preventivas a desastres naturais causados por chuva

Medida busca prevenir e conscientizar moradores acerca de fortes chuvas; período registra estragos e coloca vidas em risco

Faixa instalada na região central de Pinda; Defesa Civil alerta sobre riscos de enchentes na cidade (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Em meio à “Operação de Chuvas de Verão”, a Defesa Civil de Pinda, em parceria com a condução estadual do órgão, está promovendo uma campanha de cuidados com as fortes chuvas características da estação.

Os responsáveis pela ação destacaram que o objetivo é alertar a população sobre o risco de permanecer em locais abertos sem abrigo seguro, e também do lazer em cachoeiras no município devido ao calor, onde há risco de ocorrências “cabeça d’água” caracterizada pelo aumento do volume de água do rio muito rápido, causando uma espécie de enchente. Foram instaladas faixas na região central, nas áreas rurais, na cachoeira dos Búfalos-Piracuama e na cachoeira da Macumba-Ribeirão Grande, visitadas por turistas no período de calor intenso.

Recentemente, a Defesa Civil estadual reuniu representantes de mais dez cidades que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e contou com ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação durante a operação.

O órgão trabalha com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. Em todo o estado de São Paulo, há 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações.
“Temos registrado em um único dia, sete quedas de árvores e 13 pontos de quedas de barreiras no município. Orientamos que a população fique alerta e sempre busque abrigo seguro, e no caso de urgência, acionar a DC através do telefone 199″, analisou o diretor da Defesa Civil de Pinda, Michel Cassiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *