Simpósio de História do Vale do Paraíba reivindica volta do curso de Geografia
Encontro em Lorena reúne estudantes e acadêmicos para aborda futuro da área com palestras e debates
Lorena
No penúltimo dia ocorrerá um cronograma extenso que se inicia já pela manhã, por volta das 9h, com o minicurso “Ensino, Geografia e Novas Tecnologias”, que será conduzido pelo professor Júlio Ribeiro do instituto de qualificação Geoeduc. O curso é uma preparação para o evento seguinte da programação, realizado a partir das 11h, com o lançamento do manifesto para o retorno dos cursos de Geografia. A reinvindicação pede pela retomada da modalidade à grade de cursos oferecidos pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), e será liderada pelo presidente do IEV, Diego de Almeida.
A programação do dia retorna às 18h20, após mais uma rodada de apresentação de trabalhos.
A mesa liderada pela repórter Lillian de Paula irá discutir o tema “Luz, Câmera e Serra”, trazendo para o debate os desafios enfrentados pelos repórteres da região para dar andamentos às suas produções nas áreas próximas à serra da Mantiqueira.
O encerramento do encontro será comemorado com uma viagem a São José do Barreiro, marcada para às 6h30, tendo como ponto de encontro o Café Malerba, à rua Joaquim Luís Bastos, nº20, próximo à praça Rosendo Pereira Leite (Praça do Quartel).
A viagem terá uma visita guiada a uma fazenda pertencente à entidade organizadora do evento, acompanhado por um almoço de confraternização com comidas típicas.
Os interessados em participar do simpósio ainda podem se cadastrar pelo site iev.com.br, com ingressos à venda a partir de R$15 para estudantes e R$ 70 para professores (não incluem o preço da viagem e do almoço de confraternização).
O 31º Simpósio de História do Vale do Paraíba será realizado na sede do Instituto, o Unisal (Centro Universitário Salesiano), localizado à rua Dom Bosco, nº 284, no Centro de Lorena.