Guará projeta concurso público para Saúde

Secretária confirma abertura de vagas e criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família na cidade

Ambulância de Guaratinguetá aguarda para atendimento; secretaria enfrenta déficit de profissionais (Foto: Divulgação PMG)
Ambulância de Guaratinguetá aguarda para atendimento; secretaria enfrenta déficit de profissionais (Foto: Divulgação PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Está confirmada a abertura de um concurso público para contratação de profissionais da área da saúde pela Prefeitura de Guaratinguetá. O município tem escassez de profissionais em parte das especialidades, e o edital deve ser aberto entre junho e julho. A expectativa é de que as contratações facilitem a criação do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Segundo a secretaria de Saúde de Guaratinguetá, o município tem dificuldade na realização de consultas e exames na área de reumatologia e neuropediatria. Há problemas na demanda ofertada pela especialidade de vascular.

Em contrapartida, a secretária Maristela Macedo informa que a abertura do concurso vai ampliar os atendimentos de outras áreas. “Todas essas carências que o município tem com relação a especialidades estão contempladas no novo concurso público que será aberto pela Prefeitura. Já é uma perspectiva para que a gente possa melhorar a rede, tanto básica, pois temos clínicos, ginecologistas, obstetras”, afirmou.

A possibilidade de ampliação dos horários de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde e na AME (Assistência Médica de Especializada) também é discutida com a realização do concurso. De acordo com a secretária, o edital já está na prefeitura e o concurso vai contemplar diversas áreas. A previsão é de que o edital seja publicado no próximo mês. “Temos médicos, farmacêuticos, nutricionista, fisioterapeuta, escriturário, enfim, uma infinidade de profissionais. O que não tem é técnico de enfermagem, pois com a terceirização do Pronto Socorro a gente otimizou tudo isso, e enfermeira também não. Mas os restantes dos profissionais estão contemplados para a gente recompor nossa rede”.

Nasf – A secretária de Saúde foi indagada pelo Jornal Atos sobre a criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. A criação foi aprovada pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde), e o Nasf será criado após a realização do concurso público, já que será necessária a contratação de novos profissionais. “De acordo com o Ministério da Saúde, você tem que ter pelo menos cinco profissionais para habilitar (o Núcleo). Eles também estão no concurso público. São profissionais que via de regra eu não tenho em sua totalidade, por exemplo, nutricionista eu tenho uma, fica complicado uma para atender todo mundo. Então estamos contratando no concurso profissionais para o Nasf”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?