Projetos tentam atrair novos leitores em Lorena

Bibliotecária cria proposta voluntária que busca doações de títulos

Mães e filha leem em espaço destinado a literatura infantil na Biblioteca Municipal; livros para todos (Foto: Jéssica Dias)

Mães e filha leem em espaço destinado a literatura infantil na Biblioteca Municipal; livros para todos (Foto: Jéssica Dias)

Jéssica Dias
Lorena

A Prefeitura de Lorena realiza nesta terça-feira a segunda edição do “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”. O projeto tem o objetivo de incentivar a leitura com títulos espalhados pela cidade.

O “Esqueça um livro” é feito por voluntários de todo Brasil. Para participar basta “esquecer” livros em lugares públicos como padarias, restaurantes, banco das praças e ponto de ônibus, para que o próximo possa usá-lo e depois “esquecer” também.

Além do projeto, Lorena conta com outro trabalho voluntário para alimentar a vontade de ler entre os moradores. A bibliotecária, Rosangela Malerba, de 59 anos, criou um novo projeto com a mesma finalidade, o “Livro com Asas”.

Com apoio da Prefeitura, ela busca doações de livros para a biblioteca. O projeto é realizado há seis meses, sem data prevista para término. “Como tenho doação o ano inteiro, vou continuar, sem data para terminar, afinal, leitura é sempre bom incentivar”, contou a bibliotecária, que destacou ainda que a ideia de criar um novo projeto veio com outras propostas já existentes na região.

“Ano passado quando apareceu esse projeto ‘Esqueça um livro e espalhe conhecimento’, eu pensei em fazer um nosso, com a mesma abrangência. Fiz o layout da gaiola, porque tem que ter o cuidado de não fazer com o mesmo nome dos que já existe”, explicou a bibliotecária, que toda manhã distribui os livros nos pontos de ônibus e nos bancos da Praça Conde de Moreira Lima, onde fica localizada a biblioteca.

À espera do ônibus, trio lê em ponto na praça Conde de Moreira Lima; projetos buscam novos leitores (Foto: Jéssica Dias)
À espera do ônibus, trio lê em ponto na praça Conde de Moreira Lima; projetos buscam novos leitores (Foto: Jéssica Dias)

Os livros distribuídos por Rosangela tem um símbolo de uma gaiola que identifica o projeto, com o texto “Você acaba de encontrar um ‘Livro com Asas’ que deve voar por ai. É para você pegar e ler e depois deixá-lo para que outra pessoa o encontre. E assim ele vai voando por ai e encantando o mundo. Um livro tem asas longas e leves… que de repente, levam a gente, para longe… Vamos voar?” (Texto de mensagem deixada dentro de todos os livros disponibilizados no projeto).

Rosangela quer expandir o local de distribuição. “Toda manhã eu saio, coloco uns três, quatro no ponto de ônibus que tem um movimento grande, e na praça. Estamos querendo dar uma expandida, começar a colocar em outras praças, pedir para o pessoal da Santa Casa”, contou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?