Prefeituras fecham espaços públicos por tempo indeterminado
Pensando na prevenção ao coronavírus, cidades adotam medidas para afastar pessoas das ruas
Da Redação
Lorena
As prefeituras da região adotam medidas de prevenção ao Covid-19, o novo coronavírus. Em Lorena, o prefeito Fábio Marcondes (sem partido) informou que afim de evitar aglomeração de pessoas nas áreas de lazer, a Praça Doutor Arnolfo Azevedo ficará interditada. A medida vale por tempo indeterminado.
Foi assinado também na última quinta-feira um novo decreto que amplia as medidas adotadas pela Prefeitura. O novo decreto determina a preferência do teletrabalho (trabalho a distância) para idosos; gestantes; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.
O decreto também determina que “…na impossibilidade da realização de teletrabalho devido às atribuições do cargo, os funcionários sejam colocados em férias. Além disso, exceto os funcionários das secretarias de saúde e de segurança pública, torna-se incentivado o gozo de licença-prêmio para aqueles que já possuem direito a mesma, a fim de assegurar a permanência mínima de servidores de atividades essenciais e de natureza continuada… (trecho do decreto)”.
O atendimento ao público tem dado preferência ao sistema telefônico ou por e-mail. As atividades do Eco Makerspace e do Ecoponto de Lâmpadas, Pilhas e Baterias também estão suspensas. Já os Coocal (Catadores de Recicláveis de Lorena) mantém o fluxo de atividades. O local, que também funciona como Ecoponto de Pneus, recebe o material às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. A coleta seletiva também mantem seus trabalhos.
Mais informações sobre os serviços e e-mails para contato estão no site da Prefeitura, o lorena.sp.gov.br.
Outra cidade que adotou medidas de prevenção foi Pindamonhangaba, estão fechados ao público, por tempo indeterminado, o Parque da Cidade, Bosque da Princesa, Estação Cidadania, Bibliotecas Municipais, Teatro Galpão, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro 1º e Dona Leopoldina, Parque Natural Municipal do Trabiju.