Parceria leva saúde para as mulheres do campo em Lorena e Pindamonhangaba

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural inicia ação que oferece cinquenta exames de mamografia para cidades com participação de sindicatos; municípios da região têm início de atividades nesta semana

Lançamento da parceria será hoje às 13h no Recinto de Exposições do Sindicato Rural (Foto: Divulgação)

Andréa Moroni
Lorena

O Sindicato Rural de Lorena e Piquete lançou, na segunda-feira (29), a versão lorenense do projeto “Semear é Cuidar” em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Na quinta-feira (1) é a vez da região de Pindamonhangaba receber a proposta, que tem o objetivo de levar os cuidados com a saúde para as mulheres no campo.
A ação é uma extensão do PPSC/Senar-SP (Programa Promovendo Saúde no Campo), realizado pela Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), em parceria com a ONG Orientavida e o Governo do Estado.
“O evento é muito importante para a saúde da mulher do campo que não consegue ter acesso ou está aguardando na fila para realizar os exames, no caso, as mamografias, que irão beneficiar cinquenta mulheres sem limites de idade”, contou o gerente e coordenador do Senar-SP, Mário Augusto de Freitas.
A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Alcazar Farah, explicou que a iniciativa é levar exames gratuitos para diagnóstico do câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde da mulher.
Para a realização dos exames, o Sindicato Rural terá apoio da ONG Orientavida por meio da Campanha Pense Rosa, que vai realizar a triagem das mulheres. “Aquelas elegíveis ao programa farão exame de mamografia e outros, se necessários, para a conclusão do diagnóstico, tudo na rede privada, sem qualquer custo às atendidas. As mulheres diagnosticadas com câncer serão inseridas na rede pública para tratamento e ainda receberão suporte psicológico”, informou Juliana.
O Sindicato Rural e a ONG Orientavida vão selecionar os laboratórios para atendimento, agendarão os exames e definirão a logística para essas mulheres serem atendidas. O Sindicato já está recebendo as inscrições de mulheres interessadas em participar do programa.
Pinda – Na quinta-feira, a cidade vai receber o “Semear é Cuidar”. O lançamento está marcado para às 14h30, na Fazenda Princesa do Norte, número 1.500 da estrada municipal do Tanque, no Goiabal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *