Parceria entre Prefeitura e USP cria ecoponto de materiais eletrônicos em Lorena

Espaço prevê oficinas, visitas técnicas e arte com resíduos; peças beneficiam entidades e catadores

Inauguração de ecoponto que passa a atender anexo à escola profissionalizante Milton Ballerini; materiais eletrônicos são alvo de trabalho de parceria entre universidade e município (Fotos: Rafaela Lourenço)
Inauguração de ecoponto que passa a atender anexo ao Ciejap Milton Ballerini; materiais eletrônicos são alvo de parceria entre universidade e município (Fotos: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

Um dos assuntos mais debatidos no momento em todo o país voltou a ser destaque em Lorena: a sustentabilidade. Pioneira na região, a Prefeitura, em parceria com a EEL USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo), inaugurou o terceiro eco ponto do município. O Eco Makerspace receberá componentes eletrônicos para realizar oficinas e projetos com universitários e a comunidade.

Inaugurado na última quarta-feira no Ciejap (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e Profissional) Milton Ballerini, o local receberá componentes como computadores, celulares, notebooks, estabilizadores e impressoras. O espaço não funcionará como depósito, pois toda a arrecadação será trabalhada por um grupo de alunos voluntários da USP. Serão realizadas a segregação do material recolhido, pesquisas e preparo para criação de protótipos, projetos, oficinas com a comunidade e visitas técnicas de escolas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, os materiais em boas condições serão doados para entidades sociais e escolas que apresentarem a necessidade. Os equipamentos sem condições de conserto serão desmontados e encaminhados para a Coocal (Cooperativa de Catadores de Lorena) para a comercialização individual. “Será feita a segregação das partes internas gerando um custo benefício mais alto. Enquanto uma CPU velha que custaria, por exemplo, R$ 2, as peças internas separadas sairiam no valor de R$ 15”, destacou.

O coordenador do projeto, o professor Dr. Eduardo Ferro, frisou que as ações serão voltadas para a educação ambiental como robótica, eletrônica, automação e mecânica. “Nós da USP não queremos retorno financeiro, queremos dar à sociedade o conceito da educação circular e da sustentabilidade”.

Ferro destacou que o grupo conta com nove voluntários e está aberto a mais ajudantes. As visitas técnicas já podem ser agendadas pelo site ecomakerspace.com.br, que contém todas as informações, ou pelo telefone da secretaria de Meio Ambiente (12) 3157-2619.

As inscrições para as oficinas devem ser abertas até o final deste mês, com previsão de início em 2020. Inicialmente o foco será com crianças e alunos do ensino fundamental e médio.

Prefeito Fábio Marcondes e o secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Portugal durante a inauguração do Eco Makerspace; espaço será aberto nesta terça-feira (Foto: Rafaela Lourenço)
Inauguração do Eco Makerspace; espaço receberá materiais nesta terça-feira (Foto: Rafaela Lourenço)

Em 2020, uma das disciplinas da USP, um programa aberto para a terceira idade, será ministrada no novo ecoponto. “Pretendemos criar materiais educativos, apostilas, vídeos que possam ser utilizados pelas escolas, e quem sabe no ano que vem expandir para outros tipos de resíduos e não só eletrônicos, e para isso precisamos de parceiros”.

Para o prefeito Fábio Marcondes (sem partido) este é um grande avanço ambiental e legal para Lorena. “Estamos cumprindo o nosso plano municipal integrado de resíduos sólidos com suas metas, e a principal característica é a transformação para ciência. Estamos abertos a todas as universidades. Um pequeno passo, mas um grande avanço com cumprimento da lei, na ciência tecnologia e aprendizado dos nossos jovens”.

Nos próximos dias 12 e 26, o espaço funcionará das 8h30 às 12h30 para receber materiais de pessoas físicas. No dia 19, o atendimento será para pessoas jurídicas, no mesmo horário. O Eco Makerspace está localizado à avenida São José, 150 – Vila Buck.

Ecopontos – De 2015 até outubro deste ano, o ecoponto de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes localizado na Praça da Estação arrecadou 28 mil lâmpadas e 1,5 tonelada de pilhas alcalinas e baterias de celular.

O ecoponto na empresa Vale Cap, agregado ao novo galpão na Coocal, localizado à rua Lorena, no Santo Antônio, arrecadou 800 toneladas de pneus inservíveis, sendo que 25% teve origem no município através da entrega de moradores e de cerca de quarenta empresas, como borracharias, que atuam na cidade.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?