Lorena reforça ações contra o bullying nas escolas

Nova lei federal determina noventa dias para adaptação de regras; parceria com Unisal distribui cartilhas

Alunos da Escola ‘Ruy Brasil’ participam de aula que marcou o recebimento da cartilha Prevenção e Combate ao Bullying, desenvolvida pelo Centro Unisal (Comunicação / PML)
Alunos da Escola ‘Ruy Brasil’ participam de aula que marcou o recebimento da cartilha Prevenção e Combate ao Bullying, desenvolvida pelo Centro Unisal (Comunicação / PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Na tentativa de conscientizar os alunos da rede municipal de Lorena a não praticarem e apoiarem o bulliyng, uma parceria entre a Prefeitura e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) iniciou na última quinta-feira à distribuição de cartilhas sobre o tema. O material, elaborado de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, traz ilustrações e textos sobre os principais modos de prevenção que devem ser adotados pelas crianças e adolescentes.
Aprovada no último dia 15, uma lei federal obriga as escolas brasileiras, a partir de maio, a identificar e adotar medidas de prevenção e combate ao bullying entre os alunos. A regra cobra que professores e equipes pedagógicas sejam capacitados para identificar os casos.
De acordo com o Ministério da Educação, desde 2013 diversos estados já contam com programas que buscam incentivar os estudantes a não adotarem comportamentos que agridam e menosprezem seus colegas, tanto fisicamente como psicologicamente. Com a aprovação da lei, a expectativa federal é que 2016 seja o ‘ano D’ no combate ao bulliyng nas instituições de ensino do País.
Para colaborar com o movimento, a Prefeitura de Lorena e o Unisal firmaram uma parceria que criou uma cartilha sobre o tema. O material foi elaborado pela secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e o Programa de Mestrado em Direito da universidade.
A cartilha conta com desenhos feitos por alunos do município, que participaram em outubro do concurso ‘Promoção da Paz’, e textos de pesquisadores do Unisal.
A distribuição do material foi iniciada na última quinta-feira na Escola Municipal ‘Ruy Brasil’, no Novo Horizonte, que também contou com uma palestra educativa sobre o tema.
Para o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos, a expectativa é que o material colabore consideravelmente para a conscientização dos estudantes do município. “A prática do bullying causa um desequilibro dentro dos colégios, já que o relacionamento entre os estudantes passa a não ser saudável e harmonioso. A vítima tem sua autoestima afetada e acaba se sentindo desmotivada a frequentar as aulas. Esta cartilha ficou muito bem elaborada e nossa expectativa é que ela ajude os alunos a entenderem que o bulliyng é algo muito ruim e que deve ser eliminado das relações entre eles”.
A coordenadora do mestrado em Direito do Unisal, Grasiele Nascimento, evidenciou a natureza do bullying. “Foi determinado que a maioria está certa e a minoria deve ser esmagada. Não se respeita direitos e não se cumpre deveres sociais, quais sejam o respeito, a tolerância entre as pessoas e suas escolhas. Muitos preconceituosos exaltados não se satisfazem apenas em ter o preconceito, precisam expô-lo e forçá-lo, como ocorre em atos violentos de intolerância”.
A professora do mestrado e também uma das responsáveis pela elaboração da cartilha, Maria Aparecida Alkimin, ressaltou a importância do material. “O intuito principal é colaborar com a comunidade sempre, com temas relevantes e que sejam discutidos de uma maneira didática”.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Lorena reforça ações contra o bullying nas escolas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?