Lorena lança programa de incentivo às startups

Projeto municipal entrou em vigor no último dia 12, com redução de 2% no ISS para participantes

Unidade de atendimento do Sebrae no Mercado Municipal de Lorena; cidade inicia projeto de incentivo a startups (Foto: Arquivo Atos)
Unidade de atendimento do Sebrae no Mercadão de Lorena; cidade inicia projeto de incentivo à startups (Foto: Arquivo Atos)

Miguel de Sá
Lorena

A Prefeitura de Lorena iniciou o programa ‘Startup Lorena’ na Abstartups (Associação Brasileira de Startups) e no Cubo (Centro de Empreendedorismo Brasileiro), no último dia 10, em São Paulo, com a intenção de aumentar o incentivo novas empresas e negócios no município.

A ideia do programa surgiu em 2017, quando a Sdecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) apresentou um projeto de lei à Câmara para conceder incentivos fiscais para startups iniciarem suas atividades em Lorena. O projeto foi apresentado no fim do ano passado, e a aprovação aconteceu no dia 9 de março, com a lei 3.796/2018.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Rodrigues, o programa vai beneficiar os moradores com a promoção do desenvolvimento econômico da cidade, com a vinda de novas empresas no conceito de startup. “Os benefícios que o programa apresenta é a isenção de IPTU (Imposto Predial e Território Urbano) por três anos, desde que o imóvel seja utilizado exclusivamente para startup, e a redução da ISS no município, que é de 5% em Lorena e será reduzido para 2%”.

Os interessados em ter startups em Lorena devem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e protocolar um pedido de isenção, com os documentos de constituição da startup. A secretaria vai validar se a atividade que o empresário está desenvolvendo é startup e se for aprovado, o encaminhamento para o incentivo fiscal acontecerá em poucas semanas.

O Posto de Atendimento ao Empreendedor, localizado no Mercado Municipal, é um dos lugares que a cidade oferece para os interessados em ter seu próprio negócio e se informar sobre empresas e startups.

A Prefeitura também disponibiliza o programa Via Rápida Empresa, que desde o ano passado dá opções de crescimento para novos empreendedores locais. Com o programa em vigo e a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o empreendedor poderá pleitear seus incentivos fiscais. “Lorena é referência por ter três universidades instaladas no município. A ideia é que os modelos de base startups possam surgir nas universidades, e que se instalem aqui ao invés de outras cidades”, comentou Rodrigues.

Os interessados em fazer parte do programa Startup Lorena podem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação pelo número 3157-2619.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?