Lorena ganha Casa da Juventude com foco na qualificação profissional

Espaço funciona ao lado do CSU em área construída de 240m²; unidade é construída com investimento entre Estado e Município

Alunos ao lado do prefeito Sylvio Ballerini na inauguração da Casa da Juventude (Foto: Divulgação PML)

Da Redação
Lorena

A Prefeitura de Lorena entregou, na última terça-feira (2), a Casa da Juventude Padre Jonas Abib, que passa a atender ao lado do CSU (Centro Social Urbano). O espaço tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho, incentivando a qualificação, aprendizado e empreendedorismo.

A casa conta com uma área construída de 240m², com salão para as estações de trabalho, área de convívio, recepção, banheiros, cozinha, salas de reunião e apoio. A obra foi construída com recursos do governo do Estado e do município. O projeto, que inclui a Casa SP Afro Brasil, custou cerca de R$ 2 milhões.

Entre as autoridades, a inauguração contou com a presença do coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges, do prefeito Sylvio Ballerini (PSD), do vice Humberto Ballerini; do secretário de Juventudes, Daniel Aquino, o Galão; da diretora especial de Juventudes, Regina Aquino; do presidente da Canção Nova, o padre Wagner Ferreira.

A cerimônia também teve a participação de alunos e professores da escola estadual Arnolfo Azevedo e da escola municipal Adelina Alves Ferraz, que prepararam cartas para uma cápsula do tempo, enterrada durante o evento, que será aberta daqui a dez anos.

Galão explicou que a secretaria da Juventude já oferece cursos de capacitação para os jovens da cidade. “São nove cursos oferecidos, ministrados na nossa secretaria. O local não tinha estrutura adequada para acolher todos os interessados. Mas agora, com a inauguração da Casa da Juventude, teremos um espaço bem maior para atendê-los”.

A Casa da Juventude será ainda o local para as inscrições do Projeto Jovem Aprendiz, que prevê a contratação de jovens, entre 14 e 29 anos, pela Prefeitura, indústrias e comércio. Na primeira etapa serão selecionados trinta jovens que prestarão serviços nas secretarias municipais, com seis horas diárias e receberão um salário mínimo mensal (R$ 1.412).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *