Lorena firma parceria para alavancar coleta seletiva
Eppo inicia recolhimento porta a porta na próxima segunda; município arrecada 14 toneladas mensais de recicláveis
Lorena
Implantada em 2014 pela atual gestão municipal, a coleta seletiva teve até agosto do ano seguinte uma média de arrecadação mensal de cerca de sete toneladas de materiais como plásticos, papeis vidros e metais. Os objetos recicláveis eram recolhidos por um caminhão da Eppo.
Após reclamações de moradores sobre atrasos no recolhimento dos materiais, por parte da terceirizada, a Prefeitura assumiu em setembro de 2015 o serviço, cedendo um caminhão para que à Coocal (Cooperativa de Catadores de Lorena) realizasse a coleta.
De acordo com secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, a medida gerou resultados positivos, já que entre 2016 e julho de 2018, a arrecadação saltou para aproximadamente 14 toneladas mensais. Ao contrário do primeiro ano do serviço, a coleta seletiva atualmente se concentra em apenas captar materiais de médios e grandes geradores (empresas).
Para alavancar a captação, a nova parceria com a Eppo estabelece que a partir da próxima semana ela disponibilizará um caminhão exclusivo e funcionários para o recolhimento dos materiais das residências e empresas do município. Na sequência, o descarte ocorrerá na sede da Coocal, localizada no Santo Antônio. “É difícil estabelecer uma expectativa percentual de quanto deverá crescer a arrecadação, mas certamente haverá um aumento considerável. Esta parceria possibilitará que a população passe a ter um papel ainda mais fundamental para o sucesso da coleta seletiva em nossa cidade. Esta atitude é fundamental para continuarmos avançando em nossa política de gestão sustentável dos resíduos sólidos” ressaltou o secretário de Meio Ambiente.
Cronograma – De acordo com o cronograma estabelecido pela Prefeitura, o caminhão da coleta seletiva da Eppo iniciará seu serviço porta a porta a partir das 8h da próxima segunda feira. Os primeiros bairros atendidos são o Village das Palmeiras, Vila Figueira, Cabelinha, Nova Lorena e Vila Normândia. No dia seguinte será a vez do Vila Geny, Jardim Margarida e a avenida Marechal Argolo (via que separa o Santa Edwiges do Vila Passos).
Na quarta-feira, o serviço será realizado no Olaria, Jardim Imperial, Tabatinga, Parque Mondesir, Vila Celeste e Vila Hepacaré. Já na quinta-feira, o caminhão recolherá os materiais recicláveis das casas do Vila Zélia.