Lorena apresenta propostas do Plano Diretor em conferência municipal

Cidade discutiu diretrizes em áreas como habitação e regularização fundiária; evento elegeu representantes da cidade para fase estadual

O prefeito Fábio Marcondes (centro) participou de conferência, que apresentou planos para a cidade e elegeu representantes para fase estadual (Fotos: Colaboração)
O prefeito Fábio Marcondes (centro) participou de conferência, que apresentou planos para a cidade e elegeu representantes para fase estadual (Fotos: Colaboração)

Lucas Barbosa
Lorena

Para discutir propostas e ideias que possam representar melhorias para o município, foi realizada nesta terça-feira a 4ª Conferência Municipal de Lorena. No evento, que contou com a escolha dos delegados municipais, que representarão Lorena na fase estadual, foram apresentados o diagnóstico e estratégias da revisão do Plano Diretor Municipal.

Realizada no auditório do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), a conferência, que teve o tema “Cidades Inclusivas Participativas e Socialmente Justas”, contou com a palestra do professor Paulo Romano Reschilian que falou sobre a função social da cidade e da propriedade urbana.
Em seguida, foram realizados debates sobre temas como espaços públicos, habitação de interesse social e regularização fundiária e desenvolvimento econômico.

Na sequência, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, apresentou dados da revisão do Plano Diretor, que devem alterar a configuração do plano atual, aprovado pela Câmara em 2010 e que ficará em vigor até 2020. As mudanças devem ser aprovadas por representantes dos poderes municipais e da sociedade civil através de audiências públicas. “O saldo da Conferência foi positivo. Discutimos medidas que possam contribuir principalmente para as áreas de mobilidade urbana e regularização fundiária. Em relação à mobilidade, em breve Lorena terá ciclovias e este tema já havia sido discutido em outra conferencia, isto demonstra que as ideias que surgem nestes encontros têm potencial para serem colocadas em prática”, destacou Anjos.

Já em relação a regularização fundiária, representantes da Prefeitura explicaram que aguardam uma resposta judicial para que seja iniciada o processo de regularização da área invadida no Parque das Rodovias, que há anos é alvo de polêmicas no município.

Eleição – Na parte final da Conferência Municipal foram eleitos seis delegados que representarão a cidade na Conferencia Estadual das Cidades, realizada em julho.
Representando o poder Executivo foram eleitos o membro da secretaria de Obras e Planejamento Urbano, Eduardo Venanzoni e a representante da secretaria de Meio Ambiente, Barbara Sparenberg. Já o vereador Rosiney César, o PM Souza (PPS), representará o Legislativo.
Para representar a sociedade civil foram eleitos Maurílio Neto, Eduardo Nunes e Ingrid Schnoor.
Na fase estadual, os representantes lorenenses poderão participar de uma nova eleição para participarem da 6° Conferência Nacional das Cidades.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?