Lorena alerta população sobre falsa vacinação contra a Mpox em animais
Golpistas tentam vender falsos imunizantes a moradores do bairro Cabelinha; município não tem casos da doença em animais
Lucas Oliveira
Lorena
A Prefeitura de Lorena emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (17) sobre a ação de golpistas que estão oferecendo a tutores falsas vacinas animais de prevenção ao MPXV (Mpox vírus), causador da doença Mpox.
Em nota divulgada em seu perfil temporário no Instagram, O Município revelou que recebeu denúncias de moradores que foram recentemente abordados em suas casas por falsos agentes municipais que ofereceram a aplicação de imunizantes em seus animais de estimação. Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a secretaria de Saúde revelou que os casos ocorreram na semana passada no bairro Cabelinha, sendo que nas ocasiões os golpistas afirmaram que para a realização do procedimento era necessário que os tutores pagassem R$ 80. Segundo a pasta, não há registros sobre moradores que chegaram a efetuar o pagamento da taxa indevida.
Além de ressaltar que não há vacina para a prevenção do mpox vírus em animais, a secretaria de Saúde orienta à população a tirar dúvidas ou realizar denúncias à sua equipe, através do WhatsApp (12) 97600-0190.
Segundo a pasta, a cidade não registrou, até o momento, casos de Mpox em animais. Em contrapartida, um morador de 25 anos foi diagnosticado com a doença no último dia 27, sendo que ele segue em isolamento domiciliar.
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do mpox vírus para humanos pode ocorrer por meio do contato com outros indivíduos infectados, materiais contaminados e animais silvestres (roedores) infectados. Além de febre, os principais sintomas da doença são erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), dor de cabeça e no corpo, calafrios e fraqueza.