Líderes de rebelião na Fundação Casa são recapturados em Lorena

Jovens são maiores de idade, mas cumprem pena no centro socioeducativo onde podem permanecer até os 21 anos; 23 dos 39 fugitivos foram recapturados

Foragidos Fundação Casa (Divulgação PM)
Fugitivos da Fundação Casa são recapturados pela polícia (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Da redação

Lorena

A Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Lorena passou por momentos de tensão no último domingo (4). Durante atividade esportiva, os adolescentes arrancaram um pedaço da trave do gol, que foi usada para ameaçar os agentes, cavar um buraco e fugir. A rebelião teve início por volta das 21h e 39 jovens conseguiram escapar. Até o final da tarde de segunda-feira (5), 23 haviam sido recapturados.

Os principais líderes do motim também foram encontrados. Os jovens, 5 no total, são maiores de idade e vão responder por tentativa de homicídio, danos ao patrimônio e desacato. Eles foram encaminhados à cadeia de Lorena. Um menor, que integrava o grupo, foi levado de volta para a Fundação.

De acordo com o investigador da Polícia Civil, Alfredo Pereira, os recapturados não informaram os motivos da rebelião. “Nenhum deles quis manifestar sobre isso. Sobre maus tratos lá na Fundação Casa. Todos realmente quiseram fugir, mas não teve nenhum momento em que eles falaram um motivo específico da fuga. Estamos avaliando isso. Sabemos que lá será feito um procedimento interno para apurar o que houve nessa noite”.

Dos 16 fugitivos restantes, 10 são da cidade de Lorena e os outros 6 são das cidades da região do Vale Histórico. Segundo a Polícia Civil, um dos adolescentes, foram apresentados na delegacia de Lorena pelos próprios familiares.

O investigador afirmou que a Polícia tem pedido a ajuda da população para recapturar os outros foragidos. “Se tiver alguma informação sobre essas pessoas, ligar no 197 ou 190, é uma denúncia anônima, não será pedido o nome”.

Por meio de nota, a Fundação Casa informou que “os jovens recapturados passarão por uma CAD (Comissão de Avaliação Disciplinar), que irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas aos jovens. O Judiciário e os familiares do adolescente foram informados da ocorrência”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?