Intercâmbio artístico promove troca de experiências culturais em Lorena
Companhia de Teatro da Fatea recebe alunos de artes cênicas da Unicamp

Leandro Oliveira
Lorena
Com a proposta de oferecer trocas de experiências, a Companhia de Teatro da Fatea inicia nesta semana um projeto de intercâmbio artístico. Nesta quinta-feira, a companhia Trezencena, composta por alunos de artes cênicas da Unicamp, vai apresentar a peça “Titus Fúria”, às 20h. Na sexta-feira, será realizado um workshop com atores e diretores.
Criar, produzir e atuar. Três ações muito importantes quando o assunto é teatro. Em Lorena, a Companhia de Teatro da Fatea aguça esses elementos em alunos dos ensinos médio e superior, que têm aulas teóricas e práticas sobre o tema.
Os atores de Lorena vão receber a visita da Companhia Trezencena, dos alunos do último ano de artes cênicas da Unicamp. O grupo se inspirou nos textos “Titus Andrônicus”, de William Shakespeare, e “Anatomia Tito: Fall of Rome”, de Heiner Muller. Com um texto atual e atemporal, a companhia se apresentou no Festival de Curitiba e ganhou destaque.
O dramaturgo e diretor da Companhia da Fatea, Caio de Andrade, contou de onde a ideia em realizar um intercâmbio nasceu. “Eu estive no Festival Internacional de Teatro, em Campinas. Fui convidado para assistir a peça ‘Titus Furia’ e fiquei espantado com a qualidade dos atores, que também são alunos. Conversando com o pessoal desse grupo, acabei sabendo que existia esse movimento nas instituições, e pensei que isso podia ser um grande projeto, de conhecer novos atores, dramaturgos”.
Na volta à Lorena, Caio apenas readaptou a ideia e a colocou em prática. A primeira companhia que vem à cidade foi a que despertou o interesse do dramaturgo em realizar trocas de experiências entre os atores. No dia 22 deste mês, a Companhia “Os Trágicos do Centro de Artes das Laranjeiras” também virá à cidade para apresentar as peças “Hammlet ou Morte” e “Faz de Conta que é Tempestade”.
Para o espetáculo deste sábado os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Teresa D’Ávila, das 15h às 19h. Os valores variam entre R$ 10, meia entrada, oferecida a estudantes, professores e aposentados, e R$ 20, para o público geral.