Grafites renovam viaduto em Lorena

Elevado torna-se tela nas mãos de habilidosos artistas; município estuda estender o trabalho para outros espaços

Jovens trabalham em recuperação visual de viaduto na região central de Lorena; proposta é levar ação para outros pontos da cidade (Foto: Lucas Barbosa)
Jovens trabalham em recuperação visual de viaduto na região central de Lorena; proposta é levar ação para outros pontos da cidade (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Acostumados com o cinza do viaduto e o preto das pichações, os moradores de Lorena que passam embaixo do elevado que liga a Rua das Palmeiras ao Cemitério Municipal, desde a última segunda-feira, são surpreendidos pelo colorido de desenhos grafitados. Batizado de Viaduto Cultural, o projeto serve como uma oficina de grafite, a céu aberto, para 23 jovens.

Parceria entre a Prefeitura e o Oratório São Luiz, a iniciativa busca embelezar e dar vida a pontos esquecidos do município. Supervisionados pelo professor de grafite Matheus Lopes, 34 anos, os alunos iniciaram na última segunda-feira a pintura da parte inferior do viaduto da Rua das Palmeiras. A primeira arte traz a imagem de Dom Bosco, e futuramente contará com a frase do padre Mario Bonatti: A vida tem a cor que você pinta. É uma enorme satisfação poder coordenar esta ação, que está dando mais vida a este local e colaborando muito para o aprendizado destes jovens grafiteiros, explicou Lopes.

O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô, afirmou que não existe um prazo estabelecido para a conclusão dos grafites no viaduto.

O chefe da pasta revelou que existe a ideia de futuramente estender a ação para outros pontos da cidade. Ainda não tem nada definido, mas estudamos levar o projeto para outro viaduto, e quem sabe atingir outros espaços públicos. O trabalho dos grafiteiros está incrível, e certamente colorirá e embelezará muito este local.

Totô revelou ainda que em relação ao investimento para a compra das tintas, usadas neste primeiro painel, a Prefeitura contou com o apoio do Provim (Programa Vida Melhor) e da loja Coimbra Materiais de Construção.

Reflexo – Para o aposentado Valter Celestino, 61 anos, que mora há quase cinco décadas no São Roque, o grafite debaixo do viaduto já deu uma cara nova à região. Não imaginava que um dia iria ver isto aqui tão bonito. Infelizmente, já estava acostumado com tudo cinza e mal-acabado. Agora está dando gosto passar por aqui, principalmente em ver esta garotada colorindo tudo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?