Faltas em consultas atrapalham atendimento no AME

Mais de 24% dos pacientes não comparecem às consultas agendadas; unidade ultrapassa oito mil exames

Pacientes e familiares em busca de exames laboratoriais no AME (Foto: Lucas Barbosa)
Pacientes e familiares em busca de exames laboratoriais no AME (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Com pouco menos de três meses de atendimento, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Lorena vem esbarrando nas constantes faltas de pacientes nas consultas agendadas. De acordo com a direção da unidade, a taxa de ausência já chega a 24,2% do número total de consultadas ofertadas.

Inaugurado em julho, o AME Lorena é responsável pelo atendimento de 17 cidades da região. Além de 31 especialidades médicas, a unidade oferece exames e cirurgias de pequena e média complexidade. O investimento total para a construção do ambulatório foi de cerca de R$ 3,2 milhões, e a OSS (Organização Social de Saúde) ligada a Seconci (Serviço Social de Construção) investirá até o final do ano mais R$ 5,6 milhões.

De acordo com a diretora médica do AME Lorena, Cecília Souza de Paula, a unidade já realizou 8.366 exames e 2.693 consultas médicas. Ela revelou ainda que foram ofertadas pela unidade 7.339 consultas, mas somente 5.643 pacientes compareceram para serem atendidos. “Infelizmente temos uma taxa de 24,2% de faltas nas consultas agendadas. Isto prejudica muito o cotidiano da unidade, pois poderíamos encaixar outros pacientes. O que nos causa estranheza é que as ausências não são ao menos justificadas”, lamentou Cecília.

A diretora médica também revelou os municípios, dos 17 atendidos, que tem encaminhado o maior número de pacientes. “Até o momento, além de Lorena, as cidades de Roseira e Guaratinguetá tem as maiores incidências. É importante ressaltar que o AME é regional, então não haverá ampliação do número de cidades atendidas”.

A aposentada Neuza Santos, 58 anos, moradora de Roseira enalteceu a qualidade do atendimento no Ambulatório. “Fiz exames ginecológicos e nunca tinha sido tão bem atendida. Fazia uns três meses que eu estava aguardando os exames, mas pelo que conversei com outros pacientes, essa demora foi causada pela secretaria de Saúde de Roseira, que demorou para conseguir aqui para mim”.

O operador de máquina, Celso Ramos, 31 anos, morador de Guaratinguetá, também elogiou a estrutura do local. “Vim acompanhar a minha namorada, que está passando pelo oftalmologista. Ela disse que desde a primeira consulta não tem o que reclamar, principalmente porque o retorno é marcado muito rápido, coisa de uma ou duas semanas”.

Segundo a direção do AME, a média de demora para a marcação de retorno tem um prazo máximo de até um mês.
O Ambulatório conta com especialidades médicas como ginecologia, mastologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cardiologia, pneumologia, ortopedia, dermatologia, nefrologia, reumatologia, gastrologia, hematologia e reumatologia. Até o final do ano, a unidade também oferecerá atendimento de endocrinologia infantil e adulta.

Procedimento – Os moradores da região interessados em realizar consultas e exames no AME Lorena devem primeiro buscar atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. Na sequência, o médico responsável pelo atendimento encaminha uma solicitação à secretaria Municipal de Saúde, que ficará responsável em agendar o procedimento médico no AME.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?