Estudante de Lorena organiza ‘vaquinha on-line’ para viabilizar intercâmbio em Portugal

Yuri Nunes foi aceito pela Universidade de Lisboa; jovem teme ter sonho interrompido pela segunda vez

Yuri conta com a ajuda financeira da campanha virtual para concluir graduação na Europa (Foto: Lucas Barbosa)
Yuri conta com a ajuda financeira da campanha virtual para concluir graduação na Europa (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

No século 18, o célebre filósofo prussiano Immanuel Kant definiu que o homem não é nada além daquilo que a educação fez dele. No caso do estudante da USP-Lorena (Universidade de São Paulo), Yuri Nunes, 23 anos, a educação o fez um sonhador. Após ser aceito recentemente para ingressar na Universidade de Lisboa, em Portugal, o jovem busca apoio financeiro para transformar o sonho em realidade.

Nascido em Goiânia, Yuri sempre se destacou dentro das salas de aula. Reconhecendo o potencial do aluno do ensino médio, professores decidiram pagar sua inscrição do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

Com apenas 16 anos, o jovem foi aprovado para ingressar no curso de engenharia industrial química da USP-Lorena, em 2011. Sem condições financeiras para deixar a capital goiana, Yuri contou com a ajuda de uma tia que decidiu o ajudar a se manter por um ano em Lorena.

Já na faculdade, Yuri participou de atividades e programas acadêmicos, como monitorias e participação em pesquisas, que acabaram o ajudando a se manter financeiramente.

Ao perceber que não estava feliz cursando engenharia industrial química, Yuri mudou para engenharia de produção, em 2013. O goianiense e outros estudantes da USP criaram um cursinho pré-vestibular, o Macvest (Marie Curie Vestibulares), que atende gratuitamente jovens carentes de Lorena.

A experiência acabou fazendo Yuri traçar uma nova meta: participar de um intercâmbio. “Me senti contagiado por esses jovens, que sonhavam tão alto e acabei decidindo fazer o mesmo. Decidi entrar em contato com a Universidade de Porto, que acabou me concedendo no ano passado a carta de aceite. Mas, infelizmente eu não tinha dinheiro para ir e acabei perdendo esta oportunidade”.

Mesmo após ter o sonho frustrado, Yuri não se abateu e neste ano se inscreveu em um edital da USP, que incentivava o intercâmbio para sete universidades portuguesas. O goianiense acabou selecionado para cursar estudar na Universidade de Lisboa, onde poderá cursar o último semestre do curso de engenharia e gestão industrial.

Caso consiga ir, ele permanecerá até concluir o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Para não perder novamente a oportunidade de participar do intercâmbio, o jovem decidiu fazer uma “vaquinha” virtual, através da plataforma Catarse, para conseguir quase R$ 17 mil para o custeio da viagem e das despesas com estadia. “Tenho fé que desta vez conseguirei realizar o meu sonho, graças à ajuda de pessoas solidárias. Estou otimista e até o momento a vaquinha virtual alcançou quase 20% do dinheiro que preciso”.

Yuri lembrou ainda a revolução que a educação causou em sua vida. “Por não ter dinheiro, achei que nem iria sair de Goiânia e agora estou a um passo de conseguir ir para Portugal. Se não fosse através do estudo e da força de vontade não sei como estaria agora. Quero ficar este período na Europa, e quando retornar que continuar contribuindo para ajudar os jovens a conquistarem os seus sonhos”.

Apoio – Os interessados em colaborarem com o estudante podem realizar doações pela plataforma Catarse, na campanha ‘Yuri na Universidade de Lisboa, ou realizarem depósitos no nome Yuri Nunes Silva Luz na seguinte conta bancária: Banco do Brasil – Agência: 6524-2, Conta Corrente: 7254-0.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Estudante de Lorena organiza ‘vaquinha on-line’ para viabilizar intercâmbio em Portugal

  • 9 de maio de 2017 em 23:15
    Permalink

    POOOOOORQUE a prefeitura não ajuda esse garoto?????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?