Duzentas famílias são afetadas em Lorena

Cidade atingiu, em um dia, chuva esperada para todo o mês de janeiro

Equipe da Defesa Civil presta atendimento a uma das duzentas famílias afetadas pela chuva da quinta-feira; ocorrências seguiram em vários pontos da cidade (Assessoria PML)
Equipe da Defesa Civil presta atendimento a uma das duzentas famílias afetadas pela chuva da quinta-feira; ocorrências seguiram em vários pontos da cidade (Assessoria PML)

A chuva também prejudicou o cotidiano de diversas famílias da cidade. De acordo com a Prefeitura de Lorena, cerca de duzentas casas foram invadidas pela água e três famílias tiveram perdas de todos os móveis e bens na Vila Nunes.
A Defesa Civil informou que o acumulado da chuva de quinta somado aos índices registrados até às 10h desta sexta-feira é de 275,6 mm. O número superou a média prevista para todo o mês de janeiro, que era de 261,5 mm.
Em nota oficial, o Executivo ressaltou que devido a característica plana do terreno, o município possui um único ponto com risco de deslizamento apontado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). De acordo com o órgão, o ponto fica localizado na rua Nicolas Makai, no Olaria. A nota revelou que na madrugada de sexta-feira verificou-se casas que apresentam rachaduras, e foi iniciado o processo de retirada de oito famílias.
Além deste local, outros 15 pontos de alagamentos foram registrados no município.
De acordo com o motorista, Robert Militão, 39 anos, cerca de dez famílias da rua Frederica Sacilotti, no Vila Nunes, tiveram prejuízos com inundações. “No ano passado a Prefeitura, fez uma obra aqui, que ao invés de galeria de água, acabou colocando só manilhas. A desculpa que eles estão dando é que choveu muito forte e que a comporta estava fechada, mas nós moradores sabemos que a comporta estava aberta. Na verdade eles deveriam rever a obra que foi feita aqui, porque este sistema não consegue aguentar chuvas como a de ontem”.
O morador denunciou ainda que a Prefeitura distribuiu águas sanitárias fora da validade para os moradores da região.
O Executivo afirmou que o alagamento deve-se às antigas tubulações que não são suficientes para realizar o escoamento de todo o volume de água, e que as águas das ruas próximas a avenida Targino, na Vila Nunes, foram direcionadas à rua Frederica Sacilloti, onde em maio do ano passado foram instaladas novas tubulações. A equipe já faz um estudo sobre novas tubulações e galerias que precisarão ser instaladas para resolver o problema em todo o bairro.
A nota ressaltou ainda que a Prefeitura está acompanhando as famílias que tiveram perdas, e que está colaborando o máximo possível.
Em relação à água sanitária fora da validade, o Executivo admitiu que houve um engano nas entregas e que a Vigilância Epidemiológica constatou o problema e está fazendo o levantamento de quem recebeu para que seja efetuada a troca pelo lote adequado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?