Descarte de lixo em terrenos baldios revolta moradores do Industrial

Famílias cobram maior fiscalização e punição de proprietários; áreas contribuem para proliferação de animais peçonhentos

Descarte de entulhos em terreno no Cidade Industrial, em Lorena; moradores exigem solução para o descaso (Foto: Lucas Barbosa)
Descarte de entulhos em terreno no Cidade Industrial, em Lorena; moradores exigem solução para o descaso (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Revoltados com o acúmulo de lixo, entulho e uma série de outros objetos, descartados irregularmente em vários terrenos, as famílias do bairro Cidade Industrial, em Lorena, cobram providências contra o descaso com as áreas a céu aberto. Os moradores reclamam ainda que a sujeira tem contribuído para a proliferação de mosquitos, ratos e animais peçonhentos.

Pedaços de sofá, televisão e até mesmo de vasos sanitários. Esses são apenas alguns dos materiais depositados em um terreno no cruzamento entre as ruas Caetés e Sergipe. O local é um dos pontos mais alarmantes no bairro e tem causado revolta de vizinhos.

De acordo com dona de casa, Irani Sardinha, 63 anos, não é de hoje que a área é utilizada quase que como um “lixão”. “A Prefeitura limpa aqui mais ou menos duas vezes por mês, mas infelizmente poucas horas depois o povo volta a jogar lixo. A gente não sabe mais o que fazer porque ninguém dá uma solução definitiva pra gente. Torço para que o dono daqui seja multado e pelo menos mande cercar essa área”.

Irani revelou ainda que acredita que a maioria das pessoas que joga lixo e outros materiais no local, não moram no bairro. “De noite a gente flagra vários carros estacionando aqui e jogando um monte de porcaria. Esse povo não tem consciência e nem respeito por nada. Por causa deles, somos obrigados a conviver com um monte de ratos e mosquitos”.

Quem vive uma situação semelhante é o casal de idosos Noêmia Pereira, 74 anos, e Manoel Casemiro, 78 anos, que convive há quase vinte anos com os transtornos causados pelo acúmulo de lixo e entulhos no cruzamento entre a avenida Brasil e a rua Alagoas. Segundo Casemiro, o descarte irregular tem causado o aparecimento de animais peçonhentos. “Estamos cansados de encontrar escorpiões e até mesmo cobras aqui. O povo tem e não tem culpa, porque mesmo a gente pedindo há anos, a Prefeitura até hoje não colocou uma caçamba para que os moradores da região joguem esse tipo de material. Além disso, o dono do terreno deveria ser multado por não cercar aqui”.

O Jornal Atos também encontrou uma situação preocupante em um terreno da rua São Paulo, que segundo os moradores há anos vem sendo utilizado para o descarte irregular.

O local recebe limpeza periodicamente, mas mesmo com um aviso de “Jogar lixo em terreno baldio é crime ambiental!”, bastam poucos dias para voltar a ser tomado por vários materiais descartados, de lixo caseiro a sofás e colchões.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura informou que o setor de Fiscalização vistoriou, na última semana, os três terrenos e que os proprietários serão notificado e, se necessário, até multados. O Executivo ressaltou ainda que constantemente limpa os locais, mas necessita da “colaboração e conscientização da comunidade para manutenção deste serviço”.

A nota explica ainda que as reclamações devem ser encaminhadas ao setor de Fiscalização para a abertura de ordem de serviço, para que sejam tomadas as providencias necessárias.

Os moradores que flagrarem pessoas jogando lixo em terrenos podem fazer denúncias pelo telefone (12) 31572619.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?