Condephaat aponta problemas estruturais na Casa da Cultura de Lorena
Santa Casa aguarda laudo próprio de engenharia para propor parceria de restauração à Prefeitura
Da Redação
Lorena
A preocupação de historiadores da região com relação às condições estruturais da Casa da Cultura de Lorena, um dos símbolos da cidade, onde residiu o Conde de Moreira Lima, foi relatada pelo Jornal Atos na edição do último dia 4. O local é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia.
Atualmente, a casa precisaria de reparos imediatos no telhado, parte elétrica e hidráulica. Segundo a secretaria de Cultura, uma restauração de todo o prédio custaria cerca de dez vezes mais que o valor de uma reforma comum devido à necessidade de estudos e pesquisas.
Em 18 de junho, membros do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) estiveram no prédio para avaliar um reparo feito no edifício anexo. Além disso, foram feitas observações a respeito da necessidade de reparos em outras partes do Solar.
O prédio abriga a secretaria de Cultura, mas por ser de propriedade particular, não pode receber investimentos por parte do poder público.
A Santa Casa, por meio de nota, informou que “está ciente dos problemas estruturais do prédio da Casa da Cultura de Lorena, e agendará a visita de um engenheiro para realização de uma vistoria com objetivo de verificar as reais condições das edificações”.
A partir da elaboração de um laudo técnico, a direção da Santa Casa vai contatar a Prefeitura de Lorena para que de maneira conjunta possam resolver o assunto, buscando a preservação do patrimônio histórico e cultural do local.