Com Bloco do Barbosa, Prefeitura de Lorena divulga programação do Carnaval 2023

Evento conta com investimento municipal de cerca de R$ 350 mil; Prefeitura contrata empresa para reforçar esquema de segurança

Baianas no desfile do Carnaval de Lorena; retomada do evento gera expectativa para participação popular (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

Três semanas após anunciar que Lorena voltará a ter festividades de Carnaval, a Prefeitura divulgou no último fim de semana a programação completa do evento. A principal atração do CarnaLorena 2023 será a apresentação do tradicional Bloco do Barbosa, de São Luiz do Paraitinga.

Desde 2020 sem a opção de caírem na folia em sua própria cidade, as famílias de Lorena conheceram na última sexta-feira (3) os detalhes do evento que marcará o retorno dos festejos de Momo na cidade.  Em nota divulgada no site oficial e na página da Prefeitura no Facebook, o governo do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) revelou as atrações que embalarão os cinco dias de celebração.

De acordo com o Executivo, a festa de abertura do CarnaLorena 2023 será realizada no próximo dia 17, das 19h às 21h, no Mercado Municipal, popularmente conhecido como Mercadão. Na ocasião, os moradores e turistas acompanharão a apresentação da Banda de Marchinhas, e o concurso Destaque em Destaque, que elegerá os foliões que mais se destacarem em quesitos como criação, transformismo, originalidade e luxo feminino e masculino.

Já a partir do próximo dia 18, o evento começa a ter como palco a praça Doutor Arnolfo de Azevedo, que fica na região central do município, e horário de duração das 15h às 21h. Nessa data, haverá matinê com o Som-DJ e a apresentação da Banda Phaser, de São José dos Campos. No período da noite, ocorrerão os desfiles das escolas de samba da cidade, Gaviões da Vila Brito e Acadêmicos do São Roque.

No dia seguinte, após a matinê com bandas de marchinhas e o show da Banda Phaser, o público acompanhará os desfiles do Bloco 100% e da escola de samba Império do Vinagre.

Já no próximo dia 20, segunda-feira de Carnaval, os foliões poderão se divertir na matinê com o Som-DJ e a Banda Phaser, além de conferirem à noite os desfiles das escolas de samba Unidos de Nova Lorena e Estrela D´Alva.

Encerrando os festejos de Momo, no próximo dia 21 haverá novamente matinê com banda de marchinhas e show da Banda Phaser. Já no período noturno, “invadirão” a praça o Bloco do Junqueira, de Lorena, e o tradicional Bloco do Barbosa. Criado em 1999, o bloco de São Luiz do Paraitinga homenageia o motorista de ônibus, Benedito Barbosa, 63 anos, que ganhou uma marchinha após transportar um grupo de músicos da cidade até uma apresentação no distrito de Santo Amaro, na capital paulista.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes e presidente da Comissão de Carnaval de Lorena 2023, Lucas Mulinari, a realização do evento conta com um investimento municipal de aproximadamente R$ 350 mil. O representante do Executivo revelou ainda a expectativa de público da festa e detalhes do esquema de segurança. “Com o cancelamento do Carnaval em Canas e Cachoeira Paulista, acreditamos que teremos uma média de cinco mil foliões por dia. Em relação à segurança do CarnaLorena, contaremos com as atuações da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e de uma empresa especializada. Já realizamos duas reuniões para alinhar o esquema de segurança do evento, que terá ainda a presença de diversos agentes municipais de Trânsito”.

Além de informar que a Prefeitura emitiu vinte alvarás para a comercialização de alimentos e bebidas, distribuídos entre vendedores ambulantes e donos de food trucks, Mulinari explicou que não haverá competição entre as escolas de samba neste ano, pois essa edição representa o resgate do carnaval lorenense com a presença das agremiações, que desde 2015 não participavam da folia. O secretário afirmou ainda que as escolas que desfilarão no CarnaLorena 2023 não receberão recursos financeiros municipais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?