Com bicicletas, Lorena reforça policiamento da Guarda Civil
Patrulhamento em parceria com a Polícia Militar abrange região central; secretaria estuda ampliar sistema de videomonitoramento
Rafaela Lourenço
Lorena
A Guarda Civil Municipal ganhou um reforço para os patrulhamentos em Lorena. Com cerca de R$ 4 mil, a secretaria de Segurança Pública aposta nas bicicletas para ampliar o trabalho ostensivo. Nova modalidade deve iniciar nesta semana.
Ampliar a sensação de segurança e o contato com a população são alguns dos motivos que levaram ao novo investimento. Segundo o secretário de Segurança Pública da cidade, Carlos Adriany Lescura, os estudos para o trabalho tiveram início há meses e a implantação segue na etapa final. Inicialmente serão adquiridas duas bicicletas, fardamento e equipamentos como capacete, luvas, meias e tênis.
Durante os preparativos para a implantação do serviço, os policiais militares, que atuam nesta modalidade em Lorena, passaram uma semana com os guardas civis orientando a equipe e apresentando técnicas específicas para que o serviço seja realizado uniforme. “Será um trabalho conjunto para que eles possam entender a dinâmica deste patrulhando e a importância deste trabalho. Vamos aumentar (segurança) com certeza, porque vai dar um resultado bastante positivo visando também essa aproximação com a população. É um policiamento comunitário”, frisou Lescura.
Além da região central, bairros próximos e as principais ruas e avenidas contarão com o serviço, como as avenidas Doutor Peixoto de Castro, Thomas Alves Figueiredo e Coronel Marciano.
O secretário destacou ainda que todos os agentes possuem radiocomunicadores com sistema de GPS, o que possibilita uma melhor comunicação e rastreamento, caso haja necessidade de um apoio da equipe. “A bicicleta na verdade é ecologicamente correta, chega onde outra viatura não chega, não faz barulho e tem mobilidade melhor. Se precisarem de apoio, em tempo real sabemos onde estão”.
O patrulhamento deve iniciar nesta quinta-feira em parceria com os dois policiais militares que já atuam no município.
Videomonitoramento – Carlos Lescura ressaltou que tem tratativas com o prefeito Fábio Marcondes (sem partido) e empresas para uma possível ampliação do monitoramento por câmeras instalado recentemente na praça Doutor Arnolfo de Azevedo e no calçadão Arthur Ballerini, que tem inibido irregularidades e auxiliado em apreensões. “O mais importante é a população saber que estamos olhando. Estamos 24 horas atentos com o que acontece na região central. Vamos atender todos os bairros, mas primeiro é um laboratório que em pouco tempo já mostrou o quão importante é”. Segundo informa, após este teste a Prefeitura buscará novos recursos para aumentar o cinturão de segurança municipal e ampliar o serviço atendendo mais bairros com uma central de videomonitoramento.