Teatro de Bonecos faz giro pela região com “BuZum”
Espéculo destinado ao público infantojuvenil é gratuito; cronograma de apresentações passa por várias cidades
Thamiris Silva
RMVale
Com o retorno das atividades com público autorizado em todo o estado, a Companhia de Teatro de Bonecos BuZum retomou as apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O espetáculo passa pela região, em cartaz por cidades como Aparecida, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Lavrinhas, com sete sessões diárias.
Com espetáculos encenados dentro de um ônibus, a companhia foi uma das várias ações artísticas diretamente afetadas pela pandemia da Covid-19, ficando impedida de se apresentar.
Agora, a Companhia de Teatro de Bonecos volta com seu BuZum em vários municípios, com sessões ao ar livre. A atração recebeu uma nova roupagem, em uma estrutura ampla para apresentações em praças e quadra, onde recebe a plateia com distanciamento orientado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). “Para nós foi um desafio tirar os espetáculos de dentro do nosso ônibus-teatro, no entanto estamos felizes com o resultado e animados com a volta. As peças continuam com sua ludicidade, encantando todos que as assistem”, ressaltou Mariane Gutierrez.
Com foco em atender o público infantojuvenil, a BuZum está há 11 anos em cartaz, com mais de 12 mil apresentações e mais de quinhentos milhões de expectadores, levando a alegria e cultura das peças teatrais.
Segundo o cronograma da companhia, após as apresentações em Roseira e Aparecida, a BuZum segue para Lorena, com apresentação nesta quarta-feira (18), na escola estadual Arnolfo Azevedo, localizada na avenida Tomaz Alves Figueiredo, n° 350, no bairro Cidade Industrial, das 9h às 14h50. Na quinta-feira (19), a peça será encenada na Cedesp Provim, que fica na avenida Coronel José Vicente, n° 623, com o mesmo horário das apresentações do dia anterior.
Ainda no cronograma, as cidades de Cachoeira Paulista recebem o espetáculo nos dias 22 e 23, e em Cruzeiro 24 e 25.
Com capacidade para cinquenta pessoas por sessão, com duração de vinte minutos e classificação de 4 a 11 anos, a Companhia não realiza reservas para as apresentações. A orientação é chegar dez minutos antes de cada sessão.
O espetáculo, que foi premiado em 2016 pelo Estado de São Paulo, tem um repertório de 14 peças, entre elas Filhotes do Brasil, Mundo Português e o Mundo é uma Bola.
Com a apresentação da peça de teatro ‘Caipira’ na região, a atração promete resgatar a cultura do interior do Brasil com personagens folclóricos, como Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem.
Todo o espetáculo é patrocinado pelo Grupo CCR, antiga Companhia de Concessões Rodoviárias, por meio do Instituto CCR.
A instituição sem fins lucrativos tem o objetivo de incentivar e apoiar projetos através de leis de incentivo, alcançando cada vez mais a inclusão social, desde 2014.
O cronograma completo das apresentações está disponível no site buzum.com.br.