Alunos da USP realizam projeto social com mais de 80 crianças carentes

Projeto Criança Feliz visa mudar a realidade das pessoas por meio do conhecimento

Projeto criança feliz USP (29)
Crianças carentes aprendem a escovar os dentes com alunos voluntários da USP no Projeto Criança Feliz (Foto: Elisabeth Almeida)

Elisabeth Almeida

Lorena

Alunos voluntários da USP (Universidade de São Paulo) de Lorena trabalham para mudar a sorte de mais de oitenta crianças carentes de Lorena.

Há dez anos, o Campus II tem se transformado, aos sábados, num cenário de educação e aprendizado às crianças de 3 a 17 anos, pelo Projeto Criança Feliz.

O PCF é um programa com reconhecimento da Conferência Mapa Educação, uma iniciativa de estudantes de Harvard a fim de movimentar a ideia de que a educação precisava ser discutida no Brasil, selecionando os 170 melhores projetos do país.

Mesmo com toda a estrutura e trabalho dos voluntários, o projeto é financiado apenas pelas doações de professores da instituição e penas campanhas realizadas ao decorrer do ano, como páscoa, festa junina, dia das crianças, natal e jantares beneficentes.

“Procuramos trabalhar atividades lúdicas, unindo valores e princípios à matemática, ao português e a ciência. Então eles fazem atividades para desenvolver a criatividade, o trabalho em grupo e a consciência ambiental”, explicou o vice-presidente do projeto, Thiago José Gomes.

Além do reforço escolar, atividades e palestras também foram pensadas para os pais das crianças, como palestras visando a capacitação dos mesmos para futuras vagas de emprego no shopping da cidade.

Dentre os grupos escolares, a atenção é redobrada com o grupo 1, que abrange crianças de 3 a 6 anos, onde aprendem a escovar os dentes corretamente e atividades recreativas para estimular a fala e a coordenação motora.

A parte educacional começa às 8h30, depois do lanche, os jovens são separados em seis grupos, de acordo com idade e grau de dificuldade. Para os mais velhos, as aulas são voltadas para o vestibular, com a oportunidade de estudar robótica.

Sandra Valéria dos Santos é mãe de Manoel, de 3 anos, e falou da importância do projeto no desenvolvimento de seu filho. “Ele só dizia papai e mamãe, até chamava a atenção na creche, por não conseguir falar. Até que o levamos ao projeto e reparei que ele foi evoluindo e começou a dizer outras palavras. O Projeto é muito bom, espero que nunca acabe”.

Os voluntários, em sua maioria, são estudantes da própria instituição, mas Thiago José reforça a importância de pessoas de outras áreas. “Seria muito interessante ter membros de outras faculdades ou mesmo dos moradores, assim vamos conseguir mesclar essas diversas áreas de conhecimento, o que vai somar muito ao projeto”.

O PCF foi idealizado por João Donizete, um funcionário da entidade, que tinha como objetivo mudar a realidade das crianças da região que, em pouco tempo, serão o futuro da cidade.

 

Engenheiros de Lorena iniciam campanha de arrecadação de brinquedos para projeto social

Com a proximidade do dia das crianças, os alunos da USP iniciaram esta semana uma campanha para arrecadação de brinquedos e livros para as crianças do Projeto Criança Feliz.

Para a realização da festa do dia 12 de outubro, os estudantes de engenharia já estão vendendo doces durante os intervalos das aulas, mesmo assim contam com a ajuda de doações dos munícipes, já que os possíveis brinquedos que sobrarem serão usados no natal e no bazar que fazemos, onde as próprias crianças “compram” com PCFzinhos.

“PCFzinho é a moeda que usamos nas aulas, ao longo do ano damos aos alunos por bom comportamento, tarefas em dia e interesse em sala e, no final no ano, eles ‘compram’ os brinquedos, maquiagem, ou livros com isso” explicou Gabriela Custódio, diretora educacional do projeto. “É uma maneira de estimularmos o grupo e criarmos um senso de responsabilidade”, finalizou Custódio.

Para a doação de brinquedos ou livros é necessário entrar em contato pelo e-mail: comunicacao.pcf@gmail.com

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?