Usuários reclamam de más condições de unidade de saúde em Guaratinguetá
Pacientes da UBS Pedrinhas enfrentam problemas há mais de ano com infiltração e goteiras

Carlos Pimentel
Guaratinguetá
A UBS (Unidade Básica de Saúde) Neir Augusto Ortiz Pereira, no bairro Pedrinhas, em Guaratinguetá, tem sido alvo de reclamações dos usuários. Segundo eles, a unidade sofre com quedas de energia, infiltrações e mofo em várias paredes, e no teto, goteiras, entre outros problemas estruturais.
De acordo com o paciente Davi Lima, quando chove, o refeitório da unidade de saúde parece mais uma cachoeira, e devido às goteiras, o cômodo está sofrendo com infiltrações. “A parede está ficando toda embolorada, sabemos que a umidade na parede pode comprometer a estrutura, além dos problemas que pode causar à saúde dos funcionários e dos pacientes”, comentou.
Lima afirmou que devido às telhas que estão quebradas, há goteiras que pingam dentro do refeitório da unidade de saúde. “Os funcionários do postinho tem de dividir o espaço com baldes d’água e goteiras. É lamentável uma situação dessas em uma unidade de saúde que tem de estar preparada para receber os pacientes que buscam por atendimento, quase sempre debilitados.”
Segundo o engenheiro civil Pablo Rodrigues, se deixada sem tratamento, a infiltração pode corroer o baldrame [tipo de fundação comum em pequenas construções, composta por uma viga de alvenaria, concreto simples ou armado construída diretamente sobre o terreno] e, até mesmo, comprometer a estrutura.
Segundo o secretário de Saúde, Edson Riccomi, a reforma das UBSs em Guaratinguetá enfrentou problemas burocráticos em relação a licitações, o que acabou atrasando as obras. Mas a intenção é que nos próximos meses a reforma dos postos de saúde esteja em andamento.