Táxis de Guaratinguetá vão seguir padrão a partir deste ano

Mudança ocorre para modernizar frota da cidade e prevenir a chegada do aplicativo Uber

Padronização Taxi - Leandro Oliveira (1)
Padronização de táxis visa prevenir a chegada do aplicativo Uber (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira

Guaratinguetá

Guaratinguetá terá frotas de táxis padronizadas a partir deste ano. O anúncio oficial foi feito na última terça-feira (8), em uma coletiva de imprensa. Segundo o secretário de trânsito, Marcelo Pazzini, o intuito é modernizar o serviço oferecido na cidade e prevenir a chegada do aplicativo Uber à Guará. Além dos veículos padronizados com cor e itens de direção, a cidade passará a ter pontos de táxis rotativos e a inserção de duas vagas para táxis especiais, utilizados no transporte de deficientes físicos. As mudanças parecem ter agradado os taxistas.

Atualizar os serviços oferecidos e modernizar os veículos são duas das principais metas da padronização dos táxis de Guaratinguetá. Os utilitários que oferecem esse tipo de transporte terão que se adequar ao padrão imposto pela secretaria de trânsito. Os veículos terão cor única, prata, e precisarão ter quatro portas, freios ABS, direção hidráulica e ar-condicionado. O tempo de vida útil de cada automóvel será de cinco anos.

Marcelo Pazzini, secretário de Transportes, explicou que a ação só foi realizada após diálogo com os trabalhadores e contou sobre a implantação de duas vagas para táxis especiais. “Essa nova lei visa modernizar o serviço oferecido. O prefeito só encaminhou a Câmara depois de ouvir todos os coordenadores de pontos de táxis”, relatou. “Foram criadas duas vagas para táxi especial, que são veículos adaptados para transportar pessoas portadoras de necessidades especiais”.

Para Pazzini, outro motivo está embutido nas alterações. O secretário revelou que a pasta é totalmente contra o serviço oferecido pelo Uber, empresa multinacional americana que chegou ao Brasil através de um aplicativo usado em smartphones. Esse serviço tem gerado protestos em capitais e cidades como Campinas e Ribeirão Preto. “Eu entendo isso como transporte clandestino. Se você melhora o serviço de táxi, não tem a proliferação desse tipo do Uber”, contou.

Taxista há oito anos em Guaratinguetá, Fred Bastos conta que ter um modelo padrão para os táxis valoriza o serviço da classe. “Acho uma proposta muito boa. Se existe uma padronização quanto a cor e modernização, quem tem a ganhar com isso é o público que depende desse serviço e nós mesmos. É importante evoluir e oferecer um serviço de qualidade, com carros modernos e preparados”, contou.

Os três pontos rotativos serão instalados próximo ao Poupa Tempo, no Pedregulho, ao Recinto de Exposições, no Engenheiro Neiva, e ao Santuário de Frei Galvão, no Jardim do Vale. Assim que for aprovada a lei, os novos táxis terão que seguir o padrão pré-estabelecido. Profissionais que não se adequarem a esse padrão, terão até dois anos para realizar as mudanças.

 

Compartilhar é se importar!

2 comentários em “Táxis de Guaratinguetá vão seguir padrão a partir deste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?