Santa Casa tenta credenciamento para radioterapia

Diretor administrativo da unidade explica ampliação no atendimento em hemodiálise

A Santa Casa de Guaratinguetá, que busca credenciamento para radioterapia (Foto: Arquivo Atos)
A Santa Casa de Guaratinguetá, que busca credenciamento para radioterapia (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Santa Casa de Guaratinguetá trabalha nos bastidores para se credenciar ao atendimento de radioterapia. Atualmente, os pacientes da região de Guará são atendidos no Hospital Regional de Taubaté.

O diretor administrativo da unidade, João Marcos Romain, revelou que esse é um trabalho minucioso e que requer tempo.

Nesta semana, a secretária de Saúde, Maria Goret Gonçalves Niitsu Brigido, revelou a uma rádio local que esteve na Diretoria Regional de Saúde de Taubaté e está esperançosa em ver o atendimento ser feito pela Santa Casa. “Me parece que a aquisição desses aparelhos para Guaratinguetá está em vias de se concretizar. Então, se havia um cronograma de um ano para essa adequação, eu acredito que agora será mais curto, porque já existe a perspectiva da aquisição do equipamento necessário”, revelou à emissora.

A secretária preferiu não indicar um tempo para adequação da Santa Casa, mas revelou que cerca de 24 pacientes estão passando pelo tratamento em Taubaté. “Não houve condições dessa adequação de imediato, porque esse é um serviço bastante complexo. Quem passa pelo tratamento de radioterapia depende de máquinas e elas são caras. A Santa Casa terá auxílio do Estado para adquiri-las”.

Para Romain, o atendimento de radioterapia não será feito imediatamente. Segundo o diretor, pelo grau de complexidade para atender essa especialidade, requer no mínimo seis meses para que a Casa se estruture. Mesmo assim, a unidade está negociando junto da secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério de Saúde.

“Estamos fazendo um grande esforço para termos o equipamento de aceleração linear para operar essa especialidade. Para instalar um equipamento desse é necessária uma grandiosa reforma. As paredes da sala devem ser revestidas com concreto e chumbo, por conta da radiação. Só para a construção dessa sala são pelo menos seis meses”.

Ampliação – Segundo o diretor, a Santa Casa está ampliando o atendimento de hemodiálise. Romain contou que há um entendimento entre a unidade e a secretaria Estadual de Saúde para a aquisição de 20 novas máquinas. Ele ainda revelou que essa quantidade de equipamentos é suficiente para atender a demanda de pessoas que estão sendo direcionadas para Taubaté.

“Também queremos eliminar o quarto turno, do período da noite. Isso porque pensamos em atendê-los em um horário mais flexível, para que eles tenham também um acesso a transporte”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?