Santa Casa abre alas exclusivas com 31 leitos para coronavírus em Guará

Hospital fez alterações na estrutura interna para assegurar atendimentos; trinta respiradores foram solicitados ao Governo do Estado

A Santa Casa de Guará, que reservou áreas para atendimento à Covid-19; hospital aguarda trinta respiradores do Estado (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Santa Casa de Guaratinguetá fez modificações nas alas e UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para atender pacientes com suspeita e, possíveis casos confirmados, de coronavírus no município. O hospital tem até o momento 31 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19. A unidade aguarda resposta do Governo do Estado referente ao encaminhamento de trinta respiradores.

A UTI que atende pacientes que fazem tratamento contra queimaduras na Santa Casa foi transferida de local para uma área da antiga maternidade. No espaço vago pelo setor de queimados, a direção destinou uma ala completa e exclusiva para pacientes com coronavírus.

“Nós temos seis leitos completos com respiradores, monitores, e tudo que seria de uma UTI normal. Ela já está disponível para ser usada de imediato caso haja necessidade”, afirmou o diretor administrativo da Santa Casa de Guaratinguetá, João Marcos Romain.

Os leitos estão equipados seguindo o que é exigido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para atendimentos de pacientes com Covid-19.

Ainda de acordo com Romain, a Santa Casa fez um pedido de mais trinta respiradores e trinca monitores que podem ser utilizados na unidade médica se houver necessidade. “Ainda não tivemos resposta do governo. Sobre os respiradores pulmonares, o mercado não atende à necessidade dos hospitais. Se fossemos comprar, não existe (equipamentos) para pronta entrega. Estamos aguardando o posicionamento do Estado sobre reposição, já que há negociações com empresas”, confirmou.

Novos leitos – Romain destacou ainda que mais 25 leitos foram destinados para atendimentos de pacientes suspeitos ou positivados para coronavírus, que apresentem dificuldades de respiração. Os leitos já estão disponíveis e faziam parte de um total de 44 leitos da clínica médica.

“Esses leitos estavam disponíveis para qualquer outro tipo de doença. Por conta do Covid19 tivemos uma diminuição drástica de pacientes internados. Então estamos fazendo uma substituição de leitos de clínica médica para coronavírus. Vinte e cinco leitos para essa unidade respiratória. Essa é a capacidade que a Santa Casa tem hoje”, concluiu o diretor.

O hospital não tem espaço físico e equipamentos para fazer novas ampliações de leitos destinados a pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19.

Reservados – A Santa Casa de Guaratinguetá tem ainda dez leitos de UTI que atendem todos os tipos de patologia, inclusive pós-cirúrgico, AVC (acidente vascular cerebral) e outras enfermidades. Essa UTI será exclusiva para pacientes que não se encaixam em suspeitos ou confirmados de coronavírus.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?