Rompimentos de tubulações causam série de falhas no fornecimento da água em Guará

Bairros como o São Francisco cobram ações rápidas após problemas consecutivos no abastecimento

Obras no bairro dos Pilões, onde foi inaugurada a Unidade de Captação e Rede de Distribuição de Água (Foto: Divulgação)
Obras no bairro dos Pilões, onde foi inaugurada a Unidade de Captação e Rede de Distribuição de Água (Foto: Divulgação)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

As reclamações de parte dos moradores de Guaratinguetá quanto ao abastecimento de água realizado pela Saeg (Companhia de Águas, Esgotos e Resíduos) se estende há pelo menos dois anos. Mas desde o ano passado, até abril de 2018, quem mora na região do Parque São Francisco tem se queixado ainda mais. Segundo a autarquia, os problemas são pontuais e já contam com trabalho para qualificar o serviço.

Em março desse ano, a equipe do Jornal Atos esteve na região e conversou com moradores, após uma série de reclamações de falhas no abastecimento de água. Os moradores procuraram a Redação para se queixar dos problemas, mas a principal enxurrada de apontamentos foi feita nas redes sociais. Moradores da Vila dos Comerciários, Parque Santa Clara e Parque São Francisco foram ouvidos e a Saeg pediu a compreensão da população e lamentou o transtorno ocorrido na época.

Há uma semana, um novo problema voltou a atingir a região. Foi registrado o rompimento de uma tubulação na rua Xavantes, e o fornecimento de água para o reservatório do Parque São Francisco foi comprometido. Apesar de ter sido um problema pontual, de acordo com a Companhia, os moradores se queixaram novamente.

Ainda na semana passada, uma tubulação na rua Miguel Pereira também se rompeu e o fornecimento de água dessa mesma região foi afetado novamente. Vários moradores se queixaram. “Tonalidade da água sempre a mesma cor de ferrugem, com resíduos, impróprio para o consumo”, salientou a moradora Luizelaine Santos.

Na última sexta-feira, um grande vazamento voltou a afetar o fornecimento atingindo as principais tubulações da cidade. O motivo do incidente seria o rompimento de uma válvula que afeta duas grandes linhas de abastecimento, afetando os bairros Vila dos Comerciários, Santa Clara, Vila Ofélia, Pedrinhas, Engenho D’água e João Daniel.

Ao Jornal Atos, o professor e presidente da Associação de Moradores do Parque São Francisco, Cleber Prado, relatou que somente em abril foram dois episódios parecidos. “Duas vezes seguidas que o fornecimento foi suspenso devido a reparos na rede de distribuição, o que afetou não só o bairro, mas toda a região. O problema vem se acentuando em 2018, pois nos anos anteriores praticamente não houve problemas que causassem transtornos à comunidade”, desabafou.

Prado ressaltou que o serviço prestado no bairro era considerado bom, mas nas localidades vizinhas já existiam muitas queixas. “Na região, como um todo, há várias reclamações nesse momento em relação as constantes falta de água e também a coloração da água, longe de ser apropriada para o consumo”.

A Saeg emitiu uma nota respondendo sobre a falha registrada pela Companhia. “A Saeg compreende que os problemas de vazamento têm se tornado frequentes, e trabalha de acordo com sua potencialidade para resolver os problemas o mais breve possível”.

Zona rural – A Saeg inaugurou a Unidade de Captação e Rede de Distribuição de Água do bairro dos Pilões, no último sábado. O investimento tem como objetivo captar a água do rio, em um ponto da Usina Sodré, encaminhar para a unidade de tratamento e disponibilizar água tratada aos moradores.

O procedimento será feito em dois passos. Inicialmente será realizada a desinfecção, e posteriormente o tratamento com flúor e cloro. A água tratada será destinada para cerca de 76 famílias dessa região.

Atualmente o bairro é abastecido com água bruta das nascentes dos rios. São feitas ligações diretas em áreas particulares e cedidas para consumo dos moradores dos Pilões. Em épocas de estiagem, o abastecimento fica comprometido. Para dar qualidade ao abastecimento, a Saeg instalou 1,8 quilômetro de tubulação no bairro. As cobranças pelo consumo da água serão feitas em forma de conta comum.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?