Prefeitura e motoristas de Uber chegam a acordo e serviço é normalizado em Guará

Condutores têm sessenta dias para se cadastrar junto ao Executivo; corridas estão liberadas desde sexta-feira

Sistema Uber, é liberado nesta sexta-feira nas ruas de Guará (Foto: Leandro Oliveira)
Sistema Uber é liberado nas ruas de Guará nesta sexta-feira (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá e os motoristas que trabalham pelo aplicativo Uber chegaram a um acordo e o serviço foi liberado pelo Executivo, após reunião na noite desta sexta-feira (15). A permissão será concedida apenas a motoristas que residam em Guaratinguetá.

Em casos de motorista que more em outro município e tenha um veículo com placa de outra cidade, ele poderá atuar como Uber, precisando apenas levar a documentação do veículo e cadastrá-lo na secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pelo setor. O cadastro deve ser feito por todos os motoristas e não mais pela empresa.

Após a reunião, foi confirmado que o trabalho foi normalizado e os veículos já podem voltar a rodar em Guaratinguetá. “Cada motorista faz o seu cadastro na sede da secretaria e a própria secretaria tem a relação dos motoristas de Uber que estão trabalhando. É importante que a gente não abra para que motoristas de fora fiquem rodando na nossa cidade, pois a gente já tem o mercado muito restrito”, afirmou o prefeito Marcus Soliva (PSB), em entrevista ao Jornal Atos.

A reunião contou a com presença de motoristas da Uber de Guaratinguetá. Jonas Calixto trabalha há um ano como Uber e achou o encontro positivo. “Foi liberado ponto de embarque e desembarque em locais pré-determinados próximos a shoppings e rodoviária. A idade do veículo permanece sendo de cinco anos. A reunião foi positiva e depois do encontro fomos liberados a prestar serviço em Guaratinguetá dentro do que foi proposto hoje”, afirmou.

O advogado que representou os motoristas, Max Godoi, esclareceu que o serviço está liberado e os motoristas terão sessenta dias para fazer o cadastro junto ao Executivo. “A exigência de que a empresa precisava informar sobre cadastros dos motoristas, foi suspensa, e os próprios condutores terão que se cadastrar. Cerca de sessenta motoristas estavam impedidos de fazer o serviço desde o começo da semana, mas após o acordo, o serviço volta a ser legalizado”.

Segundo o advogado, após a aprovação das alterações na regulamentação, o Executivo deve encaminhar à Câmara Municipal um projeto para modificar a Lei Municipal 4.887, que foi aprovada em setembro do ano passado pelos vereadores. Nesse intervalo de tempo, o aplicativo estará liberado para o funcionamento. Após 60 dias apenas os motoristas cadastrados junto ao Executivo terão permissão para trabalhar na cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?