Oesg define ordem de desfile das escolas de samba do Carnaval em Guaratinguetá

Atual campeão, Acadêmicos é a quarta a desfilar; agremiação prepara repertório para buscar o bi

A bateria da Embaixada do Morro, uma das mais tradicionais escolas de samba da região; Guaratinguetá define ordem de desfiles para 2018 (Foto: Arquivo Atos)
A bateria da Embaixada do Morro, uma das mais tradicionais da região; Guará define ordem de desfiles para 2018 (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Restando pouco mais de seis meses para o Carnaval de 2019, Guaratinguetá já começa a esquentar os tamborins. As seis escolas de samba da cidade vão desfilar no ano que vem, e a Oesg (Organização das Escolas de Samba) já fez o sorteio da ordem dos desfiles, que tradicionalmente, são realizados na avenida Presidente Vargas.

Por não ter desfilado neste ano, a Beira-Rio da Nova Guará abrirá a noite de desfiles em 5 de março de 2019. Na sequência desfilam Bonecos Cobiçados, Embaixada do Morro, Acadêmicos do Campo do Galvão e Mocidade Alegre do Pedregulho. Caberá a Unidos da Tamandaré encerrar o Carnaval da cidade.

O sorteio foi realizado na quadra da agremiação vencedora deste ano, o Acadêmicos. Detentora de 16 títulos, a Morada do Samba buscará o bicampeonato consecutivo, algo que não acontece desde 2006. O primeiro vice-presidente da escola, Gustavo Henrique Moreno, revelou estar contente com o sorteio e afirmou que os preparativos para a festa de 2019 já tiveram início.

“Era o que almejávamos (ordem do desfile). Como este ano temos um tempo menor para a construção do Carnaval do próximo ano, desde junho já demos início à preparação. A comissão de carnaval já prepara os desenhos de fantasias e alegorias, que logo devem ser divulgadas. Nossos compositores receberam a sinopse, e no próximo dia 22 de setembro damos início a escolha do samba-enredo, que terminará em 20 de outubro, com a escolha do vencedor”, afirmou Moreno.

Presidente da Oesg, Marcos Antônio da Silva, destacou que as agremiações terão acesso a parte do repasse financeiro, que será feito pela secretaria de Turismo de Guaratinguetá, e confirmou que as escolas deram início aos preparativos para os festejos do ano que vem. “As escolas começaram a se preparar ainda mais no primeiro semestre, mas agora, que se encaminha para o fim do ano, fica mais intensa a preparação. As escolas terão que cumprir algumas tarefas, que serão pedidas pela Prefeitura, para ter acesso ao repasse de R$50 mil”, ressaltou.

Não foi definido um prazo para que o Executivo, por meio da secretaria de Turismo, publique o edital de chamamento público para credenciamento das escolas de samba. Por meio desse edital serão definidas as diretrizes e obrigações que cada agremiação terá que cumprir para ter permissão para desfilar. Se não houver cumprimento, a escola será impossibilitada de competir.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?