Obras no Santuário Frei Galvão previstas para agosto
Prefeito confirma prioridade para início imediato, mas falta de documentos ainda trava serviços
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
As obras do Santuário de Frei Galvão devem começar ainda neste ano. O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), confirmou que a expectativa é de que os serviços se iniciem em agosto. Ele se reuniu com dom Raymundo Damasceno, responsável pelo projeto de ampliação do Santuário, na última quarta-feira, em Aparecida.
Dom Raymundo Damasceno não é mais o arcebispo de Aparecida, mas é o responsável pelas obras do Santuário. Com a passagem de Damasceno pela região nesta semana, a pauta sobre a ampliação do templo dedicado ao primeiro santo brasileiro foi incluída na agenda oficial de Soliva.
De acordo com o prefeito, ainda há documentos pendentes e é necessário colocá-los em ordem para dar início aos trabalhos.
“Vamos alinhar esses documentos e começar as obras o quanto antes, pois eles (Igreja) também têm um prazo a cumprir, não só com os próprios compromissos, mas também com a Prefeitura e a comunidade de Guaratinguetá. Essa obra tem que começar neste ano”, destacou Soliva.
Serviços – Em 2016, a Prefeitura doou um terreno de 96 mil m² para ampliação do Santuário, que passará a contar com um espaço total de 107 mil m². Desde então, muitas discussões foram feitas para definir o que seria mudado no templo.
A administração do Santuário já confirmou a intenção de construir um bosque com um monumento de Frei Galvão. Com o espaço mais amplo, a previsão é de que o templo do primeiro santo brasileiro inclua de vez Guaratinguetá na rota dos principais pontos do turismo religioso da região, já que a cidade ainda atrai menos visitantes que Aparecida e Cachoeira Paulista.