Obras em pontos críticos da estrada do Gomeral começam nas próximas semanas

Bairro turístico de Guaratinguetá recebe projeto para melhorias em 18 pontos nos trechos de subida

Estrada que dá acesso ao bairro Gomeral, em Guaratinguetá; região recebe obras (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Está previsto para as próximas semanas o início das obras de pavimentação da Estrada Cênica, que dá acesso ao bairro Gomeral, na zona rural de Guaratinguetá. Serão realizadas pavimentações em 18 pontos críticos da estrada e a primeira etapa dos serviços contempla seis desses 18 pontos. O investimento é de mais de R$ 1,1 milhão e chegou ao município pelo setor de turismo.

Os recursos foram repassados pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias) ao Município e tem como destino as melhorias de pontos críticos da estrada Cênica Caminho da Fé, construção de um portal turístico e facilitação do acesso viário ao Gomeral. O repasse foi feito para a secretaria de Turismo de Guaratinguetá. “Aproximadamente R$ 1,1 milhão, onde nós estaremos iniciando essa obra nos próximos dias. Já foi assinada a ordem de serviço para início da mesma. Quando a ordem foi encaminhado à secretaria de Turismo, via Dade, libera-se 20% do valor total para o início das obras. É a primeira etapa de três”, explicou o secretário de Turismo de Guaratinguetá, Mário Augusto Nunes.

Na primeira etapa de obras serão pavimentados seis pontos considerados críticos da estrada. São pontos de subida ou curva, que dificultam a chegada de turistas ao bairro do Gomeral. Em seguida, serão liberados novos recursos para início da segunda fase e terceira etapa. As obras serão feitas nesse período do ano para evitar os trabalhos durante os meses chuvosos.

“São 18 pontos que nós teremos um grande trabalho de infraestrutura. Que terá a captação de água, os degraus para contensão das águas da chuva para que não ocorram erosões. Ou seja, o momento é ideal para que sejam realizadas essas obras, em virtude do período de seca que a gente vive”, explicou o secretário.

A Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá) e a secretaria de Obras serão responsáveis pelos serviços. A secretaria de Turismo aguarda o repasse dos 20% iniciais por parte do Dade. O prazo para execução das obras é de seis meses. Devem ser pavimentados em torno de 12 quilômetros da estrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *