Mudanças em escola integral de Guará gera descontentamento de pais de alunos

Redução no horário e alteração do local geram dificuldades; Educação admite adaptação

 

Carlos Pimentel – Guaratinguetá

 

Uma mudança apresentada pela Prefeitura de Guaratinguetá para o ano que vem, na Escola “Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes”, localizada no Parque do Sol, tem gerado insatisfações nos pais dos alunos.

Em uma reunião escolar foi informado aos pais que as crianças que estudam em período integral, seriam transferidas para fazer atividades extracurriculares em um galpão da Prefeitura, que fica no Jardim do Vale. Outro problema seria a redução do horário. Hoje os alunos entram na escola às 7h e saem às 16h. Com a mudança as crianças deixariam a escola às 15h.

Para a mãe de uma aluna de sete anos, Vânia Teixeira, a mudança é absurda, já que os pais trabalham o dia todo e tem um roteiro a seguir para buscar os filhos às 16h, o que não pode ser mudado de uma hora para outra. “Além do problema com o horário, querem fazer o remanejamento das crianças para um galpão que não tem nenhuma estrutura, não tem banheiros, refeitório e bebedouros, além do que, é um local onde cavalos pastam do lado de fora e tem também uma infestação de pombos no local”, salientou.

Os pais dos alunos cobraram do Legislativo uma ação. Em uma reunião realizada na última quinta-feira com a secretaria de Educação, vereadores e pais, foi levantada a hipótese de reformar a quadra da própria escola e realizar as atividades extracurriculares no local. A secretaria de Educação descartou a possibilidade por não haver tempo hábil para fazer a reforma, mas que será feita a adequação do galpão. “Não vejo prejuízos para os alunos, uma vez que os alunos terão as aulas com os mesmos professores. É uma questão de contingência de momento, e não temos outro prédio para abrigar os alunos da Escola ‘Maria Júlia’”, explicou a secretária de Educação Neuza Bedaque.

O prédio da Escola “Maria Júlia”, que fica no bairro Jardim do Vale, foi demolido para reformas e os alunos foram transferidos para a Escola “Carmelita” no bairro Jardim Primavera. Segundo a secretária, os pais dos alunos reclamaram que a atual escola é longe, mesmo com a Prefeitura disponibilizando ônibus aos alunos, por isso eles serão transferidos para a Escola “Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes”.

Neuza informou que as mães que não quiserem que seus filhos façam as atividades extracurriculares poderão buscá-los no primeiro turno e que o galpão terá uma estrutura adequada para receber os alunos. “Vamos adaptar o local para receber todos com conforto e segurança. Já construímos banheiros masculino e feminino e vamos instalar bebedouros com água potável e gelada no local, além de carpir todo o espaço. Uma parceria com a secretaria de Agricultura também vai proporcionar uma horta para o plantio e cultivo pelos alunos”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?