Mais de 2 mil pessoas são contempladas com o ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Guaratinguetá

Novela do Residencial Santa Mônica chega ao fim e 500 famílias realizam o sonho da casa própria

O presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, relata ao ministro o empenho do Legislativo em apoiar os beneficiários  com 'bolsa aluguel' (Foto: Assessoria da Câmara)
O presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, relata ao ministro o empenho do Legislativo em apoiar os beneficiários com ‘bolsa aluguel’ (Foto: Assessoria da Câmara)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Após longa espera, os beneficiários do Residencial Santa Mônica receberam as chaves do empreendimento e realizaram o sonho da casa própria. Na última segunda-feira, a Prefeitura de Guaratinguetá, juntamente do Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, entregaram as 500 unidades habitacionais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, contemplando cerca de 2.500 pessoas, entre adultos e crianças. A solenidade contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que representou o Governo Federal. O novo residencial Santa Mônica, que custou R$ 31,7 milhões com recursos do Governo Federal, são destinadas a famílias com renda de até R$ 1,6 mil em maior parte, que foram retiradas de áreas de risco, priorizando idosos e pessoas com necessidades especiais.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcos Evangelista, o empreendimento foi lançado em 2010, com previsão de entrega em 2012. Entretanto, a atual administração teve que retomar todo o processo de cadastramento das famílias, que estava paralisado, isso contou com visitas domiciliares e montagem de 650 dossiês que foram encaminhados para a Caixa. “A Prefeitura foi responsável também por atendimentos diversos, planejamento de reuniões ampliadas com os habilitados, além da elaboração e execução de trabalho técnico social e acompanhamento das reuniões de gestão condominial. Cada etapa desse processo foi celebrada pela equipe de trabalho”, explicou.

O Residencial Santa Mônica é dividido em 125 blocos de apartamentos, com áreas de 42 m² cada. O empreendimento, que conta com 16 moradias adaptadas para deficientes físicos, também possui centro comunitário, quadra de esportes, quadra de areia, playground e áreas verdes.

Atendendo às exigências de qualidade do Programa ‘Minha Casa,Minha Vida’, o empreendimento é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água e esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que entre o final de junho e o início de agosto, o Governo Federal encaminhará ao Congresso Nacional uma Medida Provisória para lançar a terceira etapa do ‘Minha Casa, Minha Vida’, que contemplará mais 3 milhões de moradias até o fim de 2018. Segundo ele, as primeiras contratações da nova fase deverão ser feitas em outubro deste ano. “Para Guaratinguetá está prevista a entrega de mais mil casas. Há uma unidade de casas populares em construção e outra ainda a ser iniciada.” comentou.

O Prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB) ressaltou que a próxima etapa será a entrega do Residencial Flamboyant, prevista para o ano que vem, com mais quinhentas casas.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?