Guará vai terceirizar serviço de recolhimento de animais soltos na cidade

Cavalos e vacas encontrados nas estradas rurais, oferecem risco de acidentes e são alvos de constante reclamações
Rafael Rodrigues
Guaratinguetá

Depois de muita reclamação, a Prefeitura de Guaratinguetá deve terceirizar o serviço de coleta de animais na cidade, a partir de janeiro de 2015. O serviço para a retirada de animais do campo, como vacas e cavalos, será feito por uma empresa de Valinhos, que venceu a licitação e cobrará aproximadamente R$20 mil mensais para realizar o recolhimento.
A secretária de Serviços Urbanos, Alaíde Moreira dos Santos, explicou que o processo licitatório já havia sido realizado anteriormente, mas como nenhuma empresa possuía um veterinário registrado, teve que ser cancelado. “As empresas não tinham técnico veterinário e o processo licitatório foi cancelado, mas já realizamos outro e a partir de janeiro teremos esse serviço na cidade”.
O recolhimento de animais soltos em estradas de Guaratinguetá é um dos principais gargalos da administração municipal, que recebe diariamente diversas reclamações, principalmente de quem reside na Zona Rural da cidade.
Todos os dias, o vendedor Willian dos Santos Neves sai do bairro onde mora, na Pedrinha, para trabalhar em Aparecida. No caminho, sempre encontra animais no meio da pista. “Eu que ando de moto por aqui, sempre vejo vacas e cavalos atravessando a pista, e tenho que desviar e ter muita atenção para não sofrer nenhum acidente”, contou.
A secretária Alaíde disse que a pasta tentava implantar o serviço há tempos, mas a falta de mão de obra e equipamentos qualificados impediam que as solicitações fossem atendidas.
Os trabalhos que devem começar em janeiro, funcionarão 24 horas por dia. “A qualquer hora o morador poderá ligar para o telefone da empresa, que será atendido o mais rápido possível. Vamos resolver de vez esse problema de animais soltos”, finalizou.
A Prefeitura de Guaratinguetá continuará aplicando multas aos proprietários dos animais recolhidos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?