Guará vai sediar audiência pública do Senado

Legislativo discutirá projeto que torna Frei Galvão patrono da construção civil; novo santuário será erguido

Lucas Barbosa

Guaratinguetá

O primeiro santo brasileiro pode se tornar patrono dos engenheiros e dos profissionais da construção civil, com a sequência dos procedimentos regimentais. A Câmara de Guaratinguetá recebe no próximo dia 21 a incumbência de uma audiência pública do Senado em cumprimento dispositivo do projeto de lei, já aprovado pelos deputados.

A discussão em âmbito local deve ratificar o já estabelecido que torna Frei Galvão patrono dos engenheiros e dos profissionais da construção civil.

Celão e Damasceno
Durante reunião com arcebispo de Aparecida, vereadores discutiram o futuro do Santuário de Frei Galvão (Foto: Assessoria)

Os detalhes da sessão foram tratados durante uma reunião no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), e o vereador Marcio Almeida (PPS). Na ocasião, foram discutidos os principais pontos do projeto de construção do futuro Santuário de Frei Galvão, no Jardim do Vale. A doação por parte do município, e que já foi aprovada pela Câmara, cede uma área de 96 mil m² para que o empreendimento turístico seja construído. A doação por parte do município, e que já foi aprovada pela Câmara, cede uma área de 96 mil m² para que o empreendimento turístico seja construído.

Sobre audiência, Celão explicou que a recente aprovação pelo Senado, o projeto necessita da realização de uma audiência pública para ser homologado pela Câmara Federal. “Para nós de Guaratinguetá é importante sediarmos uma audiência como extensão do Senado, acredito que será algo inédito na cidade”.

Atualmente, o projeto está em fase de apreciação pelas comissões da Câmara e deve, em breve, entrar em pauta.

Santuário – Segundo o presidente da Casa, a expectativa é que o novo santuário contribua para um aumento considerável do número de visitantes ao município. “Atualmente, cerca de 200 mil pessoas visitam a cidade por ano, mas com a construção do Santuário a expectativa é que este número aumente até cinco vezes. Sem dúvida, esta obra será um marco para o município e para o turismo religioso no município”.

Celão explicou ainda que a questão ambiental foi um dos principais pontos discutidos na reunião. “Pelo que nos foi passado, um bosque será criado para garantir que as áreas de APP (Área de Preservação Permanente) sejam preservadas. O projeto também conta com tratamento de esgoto e outras ações que garantem que a área não sofrerá nenhum problema ambiental.

Atrativos – O projeto também consiste na construção de uma estátua de 30 a 50 metros de altura, que poderá ser visto por todos os pontos da cidade.  O Santuário contará com área comercial e espaços cobertos, com capacidade para até 8 mil pessoas, para a realização de missas e outros atos religiosos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?