Guará lança projeto para conter descarte inadequado de resíduos de feiras livres
Iniciativa municipal busca contar com o apoio de feirantes; trabalhadores recebem kits de incentivo à destinação adequada de restos de alimentos
Da Redação
Guaratinguetá
A Prefeitura de Guaratinguetá lançou no início desta semana o projeto Feira Limpa, que busca garantir o tratamento e a destinação adequada dos resíduos orgânicos gerados nas feiras livres da cidade.
Lançada na última quarta-feira (31) pela secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa consiste em conscientizar os feirantes sobre a importância de realizarem o descarte de restos de frutas, legumes e verduras em lixeiras separadas, o que facilitaria o processo de coleta e destinação. Segundo a Prefeitura, os resíduos orgânicos recolhidos nas feiras livres serão destinados à compostagem, processo que os transforma em adubo natural, que será disponibilizado aos agricultores da cidade.
Durante o lançamento do Feira Limpa, a equipe da secretaria de Meio Ambiente distribuiu a um grupo de feirantes kits, que contavam com lixeira individual, cartilha de informações sobre o projeto, camiseta e boné promocional. Na ocasião, os trabalhadores foram informados de que haverá daqui a dois meses o sorteio de uma barraca aos participantes da ação.
Além da redução de gastos com a limpeza de vias que abrigam as feiras, a expectativa da Prefeitura é de que o projeto contribua também para o aumento do índice municipal de destinação de resíduos orgânicos para compostagem.
Fundamentada em estudos que atendem aos objetivos de desenvolvimento sustentável, a iniciativa municipal conta com o apoio da empresa Basf, da Eear (Escola de Especialistas de Aeronáutica) e do Saeg (Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá).