Guará inicia Atividade Delegada pelo Parque do Sol

Programa foca locais de maior índice de ocorrências na cidade; Santa Mônica deve ser o próximo alvo

Polícia Militar na região central de Guaratinguetá; cidade implanta atividade delegada para reforçar segurança (Foto: Arquivo Atos)
Polícia Militar na região central de Guaratinguetá; cidade implanta atividade delegada para reforçar segurança (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma parceria entre a Prefeitura de Guaratinguetá e a Polícia Militar lançou nesta semana a Atividade Delegada. Com foco inicial no CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados) no Parque do Sol, o programa teve início na última quinta-feira. O objetivo principal é reforçar a segurança em pontos estratégicos da cidade.

O reforço policial permanecerá no bairro por tempo indeterminado. O ranking de violência do último ano no interior de São Paulo, divulgado na semana passada pela secretaria de Segurança Pública, evidenciou a realidade de que Guaratinguetá se tornou uma das cidades mais violentas do estado. Na classificação, o município ficou na 24ª posição. Entre as cidades do Vale, é a sexta mais violenta.

De acordo com avaliação no município, os problemas relacionados à violência estão espalhados. Bairros de classe baixa, média e alta sofrem com o mesmo mal. Para o Executivo, uma maneira de diminuir as estatísticas criminalísticas está na inserção do programa Atividade Delegada. Ainda que com um efetivo reduzido, o trabalho será realizado em tempo integral no bairro Parque do Sol.

“Nós temos locais determinados, onde existem alguns conflitos. Uma delas é o CEU, que foi inaugurado recentemente. Temos recebido informações de atos de vandalismo e coisas que não estão condizentes com o investimento que foi feito na área social”, contou o prefeito Marcus Soliva (PSB). “Vamos ter policiais ali nos períodos da tarde e da noite e, posteriormente, o policiamento estará presente nas 24 horas do dia”.

Como os índices de violência não estão concentrados em apenas uma região da cidade, Soliva garantiu que está realizando um estudo para monitorar toda a cidade. Com o levantamento em mãos, a Atividade Delegada será expandida aos bairros que apresentarem necessidade de reforço policial.

Questionado sobre outros bairros que preocupam as autoridades atualmente, o prefeito ainda não deu prazo para a ampliação do atendimento, mas lembrou as dificuldades com a região do residencial Santa Mônica, palco de uma série de conflitos. Soliva garantiu que a Atividade Delegada deve chegar ao bairro para combater à criminalidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?