Guará herda piscina desmontável da Rio 2016

Uma das piscinas utilizadas no Complexo Aquático Maria Lenk é aguardada para agosto na Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Piscina desmontável da Rio 2016, que foi herdada por Guaratinguetá; ela vai ser montada no próximo ano nas dependências da Escola de Especialistas da Aeronáutica (Foto: Reprodução)
Piscina desmontável da Rio 2016, que foi herdada por Guaratinguetá; ela vai ser montada no próximo ano nas dependências da Escola de Especialistas da Aeronáutica (Foto: Reprodução)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Uma das piscinas olímpicas, utilizadas nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, será um dos principais reforços para o esporte de Guaratinguetá. A cidade foi escolhida pelo Ministério do Esporte e pela Unifa (Universidade da Força Aérea) e vai herdar a última das cinco piscinas adquiridas para as Olimpíadas ao lado de Manaus-AM, Salvador-BA, além do próprio Rio de Janeiro, no Parque Madureira e em Campo Grande, respectivamente nas zonas Norte e Oeste.

A piscina que vai para Guaratinguetá foi adquirida pela Unifa junto às que irão para Manaus e Salvador, com recursos oriundos do Ministério do Esporte. O convênio, no valor de R$ 17,8 milhões, contempla a montagem no Rio, a desmontagem e a remontagem das três até agosto de 2017. Somente o transporte a partir da capital carioca não entram no orçamento. Os gastos são de responsabilidade da Aeronáutica.

Em Guará, a piscina ficará dentro da EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica), maior complexo de ensino técnico da FAB (Força Aérea Brasileira) e será disponibilizada à população por meio de convênio com entidades esportivas da cidade e da região. Desde 2014, na EEAR, já funciona um núcleo do Projeto Segundo Tempo, Forças no Esporte, iniciativa conjunta dos ministérios da Defesa e do Esporte.

Atualmente, quinhentas crianças da rede pública de ensino de Guaratinguetá desenvolvem atividades musicais e esportivas na Escola de Especialistas.

O equipamento que chegará em 2017 tem medida olímpica, de cinquenta metros e serviu para o aquecimento dos atletas de polo aquático e nado sincronizado, dentro do Parque Aquático Maria Lenk. As piscinas são desmontáveis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?