Guará ganha apoio federal para reduzir vazamentos de água

Município recebe R$ 1 milhão para melhorias em rede de abastecimento; cidade é a única do estado a ser contemplada pelo programa do Ceivap

Prefeito de Guará e diretor da Saeg em assinatura de termo; recurso foca em ações para redução de perdas de água (Foto: Reprodução PMG)

Da Redação
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá foi contemplada com um recurso de R$ 1 milhão para ações que contribuam para a redução de perdas no sistema de distribuição de água. A cidade foi a única do estado a ser selecionada para receber o apoio financeiro do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), vinculado ao Governo Federal.

O prefeito Marcus Soliva (PSB) assinou, na manhã da última terça-feira (11), o Termo de Cooperação Técnica com o Ceivap para o desenvolvimento do Programa de Gerenciamento de Perdas em Sistema de Distribuição de Água, que busca reduzir o vazamento de água em sistemas de abastecimento público. Realizada em São José dos Campos, a cerimônia de assinatura do convênio contou também com a presença do diretor-presidente da Saeg (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Miguel Sampaio.

O município foi selecionado para participar do programa por meio de um edital de chamamento público lançado em março. Além de Guará, os únicos inscritos contemplados foram Volta Redonda, cidade fluminense, e Tocantins, município mineiro.

A parceria com o Ceivap viabilizará a realização de um projeto-piloto que consistirá na instalação de sensores em parte da rede de distribuição de água de Guará. Os equipamentos, através da medição da pressão da água, serão capazes de indicar os pontos onde estão ocorrendo vazamentos, possibilitando assim que a equipe da Saeg consiga solucionar os problemas de forma mais ágil. A autarquia municipal terá ainda acesso à uma plataforma digital que possibilitará o acompanhamento dos dados produzidos e enviados pelo sistema de sensores.

Em um vídeo postado nas redes sociais de Soliva, Sampaio revelou que o projeto-piloto, que ainda não tem data para iniciar, será realizado nos bairros Jardim do Vale 1 e Jardim do Vale 2. O diretor-presidente da Saeg informou ainda que o sistema de distribuição da cidade registra atualmente uma perda de quase 60% de água.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?