Guará abre licitação para compra de câmeras do COI
Investimento em novo sistema pode chegar a R$ 1 milhão; quarenta câmeras devem ser inauguradas até junho para reforçar vigilância
Da Redação
Guaratinguetá
Buscando reforçar o combate à criminalidade em Guaratinguetá, a Prefeitura abriu na última semana o processo licitatório para a implantação do sistema de videomonitoramento de segurança do COI (Central de Operações Integradas). Na primeira fase da ação serão instaladas quarentas câmeras em pontos estratégicos da região central do município.
Mesmo sem apresentar os prazos, o Executivo revelou na noite da última quarta-feira que a expectativa é que ao fim da implantação do sistema, a cidade possua 140 pontos monitorados.
A criação do COI, que contará com um investimento de até R$ 1 milhão, foi uma das promessas de campanha em 2016, do agora prefeito Marcus Soliva (PSB).
A medida é apontada como um reforço para conter o avanço do crime no município, segundo com mais casos de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) no Vale do Paraíba.
De acordo com dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, dez moradores foram mortos no primeiro trimestre de 2018. O número representa um aumento de 150%, comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados quatro assassinatos.
As imagens captadas pelas câmeras de segurança do COI serão simultaneamente repassadas para os efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil.
A localização das câmeras ainda não foi divulgada, mas de acordo com o projeto inicial elas serão implantadas nas entradas da cidade, Centro e Pedregulho.
Em entrevista ao Jornal Atos no início do mês, o prefeito Marcus Soliva revelou que a expectativa do Executivo é que o sistema de monitoramento comece a operar ainda neste primeiro semestre do ano.