Em parceria com Sebrae, Guará lança programa de empreendedorismo

Cidade aposta em projeto deve capacitar moradores que buscam criar seu próprio negócio

Apresentação de parceria entre Sebrae e Guaratinguetá para lançamento de programa para alavancar empreendedorismo na cidade (Foto: Divulgação)
Apresentação de parceria para lançamento de programa para alavancar empreendedorismo na cidade (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

O prefeito Marcus Soliva (PSB) participou da apresentação do programa Cidade Empreendedora Guaratinguetá, na nova sede do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa). O objetivo do projeto é capacitar empreendedores, dando oportunidade e formação para quem busca iniciar seu próprio negócio. Guaratinguetá é a primeira cidade do estado que receberá o programa.

Além de Soliva, participaram do lançamento o diretor técnico do Sebrae, Ivan Hussni, e o gerente do Sebrae Guaratinguetá, Fábio Augusto.

Entres os cursos apresentados na parceria estão capacitação de produtores rurais e “programa dos trucks”, feito para ambulantes da cidade, para regularização e gestão do próprio negócio. Será implantado o Jepe (Jovens Empreendedores Pequeno Espaço), que levará às escolas do 1º ao 9º ano a disciplina de Empreendedorismo, capacitando também os professores para estas aulas.

Um dos destaques do programa é o Super MEI (microempreendedor individual), que fornecerá curso de capacitação em parceria com Senai, Senac e Centro Paula Souza. O microempreendedor que fizer o curso terá acesso a um crédito de R$ 20 mil, a juros zero, para iniciar seu próprio negócio.

O prefeito aposta que o projeto piloto ajudará na criação de empregos para a cidade e região. “Comentamos muito que todo grande empreendimento começa como microempreendedor. Ninguém lança da noite para o dia um grande conglomerado empresarial. Sempre começa com algo pequeno e vai crescendo”, afirmou.

A previsão de duração dos cursos, que serão gratuitos, é de julho a dezembro. O coordenador do programa, Márcio Araújo, explicou que a ideia é capacitar mais de 350 moradores. “O Super MEI pretende atender de 180 a 200 pessoas. Outra capacitação é com empresários nos bairros, chamada ‘Na Medida’, que deve atender cem pessoas. Entre a parte rural e donos de food truck, aproximadamente sessenta pessoas”.

Araújo reforçou que apenas a parte rural não será aberta ao público em geral. Será feita uma triagem junto à secretaria da Agricultura para selecionar os agricultores. A nova sede do Sebrae fica à avenida João Pessoa, nº 1.325, no bairro do Pedregulho. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?