EDP substitui lâmpadas a vapor por LED nas ruas de Guará
Troca beneficia população pois proporcionam maior nitidez, aumentando a segurança nas ruas
Da Redação
Guaratinguetá
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, está investindo R$ 2,7 milhões na modernização do parque de Iluminação Pública em Guaratinguetá. Para melhorar a eficiência energética, estão sendo substituídas 3,3 mil lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que são mais eficientes, duráveis e econômicas.
O trabalho, realizado em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá, começou a ser feito em novembro e deve ser concluído até o final deste mês. A iniciativa traz benefícios para a população, pois a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, ampliando assim a segurança de forma geral.
As lâmpadas LED também resultam em maior eficiência na redução dos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada é superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes em sua composição.
Com o projeto será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente à iluminação pública em cerca de 990 MWh/ano. Esse volume equivale ao consumo médio anual de aproximadamente 412 residências, considerando o consumo médio de 200 kWh/mês.
“Beneficiar a população da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais limpa é o nosso propósito. Contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirmou o gestor operacional de Eficiência Energética, Leandro Cardoso.
Eficiência – Durante todo o ano a EDP trabalha para difundir ações de economia de energia com práticas que vão desde a distribuição gratuitas de lâmpadas de led, o custeio de projetos de eficiência energética até a busca efetiva por famílias que estejam aptas a entrar no Cadastro Social e assim, serem inseridas na Tarifa Social de Energia Elétrica para pagarem menos pelo serviço.
Neste ano a EDP substituiu 135 mil lâmpadas e cadastrou quase 1,2 mil novas famílias na Tarifa Social. Foram investidos R$ 2,3 milhões em projetos de Eficiência Energética, o que geraram uma economia de 2.600MWh/ano – quantidade suficiente para abastecer o consumo de 1.090 famílias por um ano.