Dois anos e meio de atraso, e Guará promete uniformes para alunos

Prefeitura atribui demora aos problemas com licitação

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

As aulas em Guaratinguetá começaram no final de janeiro e, desde então, os alunos da rede municipal de ensino aguardam a entrega dos uniformes prometidos pela Prefeitura. Sem realizar a entrega completa dos uniformes nesta gestão, a atual administração promete fornecer uniformes para todos os alunos da rede municipal neste semestre.

Cerca de dez mil materiais estão sendo confeccionados.

Em 2013, quando assumiu a administração municipal, a secretaria de Educação informou que não iria disponibilizar os uniformes para os alunos da rede municipal de ensino, pois o município não possui dotação orçamentária para efetuar compras de novas peças. Na ocasião, a secretária da Educação, Neuza Bedaque, alegou que o tribunal de contas não atribuía mais a doação de uniforme como despesa educacional, sendo necessário que o município tenha dotação orçamentária própria para a confecção dos uniformes.

No início deste ano, a Prefeitura anunciou a entrega dos uniformes para março, por meio de uma verba específica, com recursos da Prefeitura, sem comprometer os 25% da Educação. Porém, mais uma vez os alunos não receberam os uniformes.  A secretaria da Educação atribuiu a demora à burocracia do processo licitatório. Uma das empresas entrou com recursos pedindo o cancelamento do trâmite, e por isso houve o atraso.

Agora a Prefeitura promete colocar um ponto final neste impasse e destinar os uniformes para todos os alunos da rede municipal, no final de agosto. “O problema na licitação já foi resolvido, tanto que os uniformes já estão em fase de confecção. A data prevista para a entrega, segundo as empresas que estão fabricando as peças, será no final de agosto. Esperamos que no desfile cívico de 7 de Setembro todos os alunos da rede municipal estejam com os uniformes”, salientou a secretária da Educação, Maria Auxiliadora Fortes.

Para os estudantes de creches, pré-escolas e ensino fundamental (primeiro ao quinto ano) serão distribuídas duas camisetas, short para os meninos, saia-short para as meninas, e um abrigo completo (jaqueta e calça). Para os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental serão entregues duas camisetas e uma jaqueta.

A rede municipal de ensino conta com 9.279 alunos, distribuídos em 46 escolas de ensino infantil, fundamental e creches.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?