Defesa Civil de Guará captura 21 animais em primeira semana de ações

Bichos de médio e grande porte que estiverem em vias públicas da cidade devem ser recolhidos; ação conta com apoio das polícias Ambiental e Militar

Riscos com cavalos soltos em estrada de Guará voltam a assustar motoristas; ação captura 21 animais (Foto: Arquivo Atos)
Riscos com cavalos soltos em estrada de Guará voltam a assustar motoristas; ação captura 21 animais (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Defesa Civil de Guaratinguetá tomou a frente dos serviços de apreensão de animais nas vias públicas da cidade, há 22 dias. O setor divulgou um dado oficial da primeira semana de trabalhos, em que foram capturados 21 animais de médio e grande porte. As ações são feitas em conjunto com a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Antes da Defesa Civil, uma empresa contratada por meio de licitação na gestão passada era a responsável, mas desde o começo deste ano os moradores de Guaratinguetá passaram a conviver diariamente com vários animais soltos em ruas, avenidas, praças e estradas. A consequência são os registros de acidentes envolvendo veículos e animais.

Como o contrato com a empresa responsável pelo serviço se encerraria em novembro deste ano, a Prefeitura optou por colocar serviços municipais para auxiliar na apreensão dos animais. Houve a contratação de uma empresa que cedeu um caminhão, motorista e auxiliares. A Defesa Civil e as secretarias municipais mantiveram contato com a Polícia Militar e a Polícia Ambiental para realizar as ações. “Iniciamos os serviços e estamos com 21 animais apreendidos. Desse total, 19 já foram retirados. A ideia é manter o número mínimo de animais apreendidos”, contou o major Marco Antônio de Oliveira, chefe da Defesa Civil de Guaratinguetá.

Os animais capturados ficam apreendidos no Recinto de Exposições da cidade. “É previsto que se não comparecer para retirar o animal, tem um prazo para que seja efetuado o leilão ou a doação do animal por parte da prefeitura”, assegurou Oliveira.

Segundo a Defesa Civil, as principais regiões da cidade com maior índice de apreensão de animais são o Parque do Sol, Jardim do Vale, Jardim Esperança e a estrada das Pedrinhas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?