Convênio instala quinhentos aquecedores solares em casas de três bairros de Guará
Prefeitura e EDP São Paulo firmam parceria que deve gerar economia de 70% na conta de luz
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
A Prefeitura de Guaratinguetá assinou um convênio com a EDP São Paulo, antiga EDP Bandeirante, para a instalação de aquecedores solares em residências dos bairros Quaresmeiras, Resedás e Novo Teto. A assinatura do convênio foi na última terça-feira. Quase quinhentas casas receberão os aquecedores.
A assinatura faz parte do projeto “Boa Energia Solar”. Os moradores do bairro Quaresmeiras tiveram palestras e atividades para conscientização e economia. Com a parceria, as famílias contempladas terão uma energia de 70% com o custo da conta de energia elétrica.
Além das instalações, realizadas por uma empresa terceirizada contratada pela EDP São Paulo, a empresa vai doar para cada residência um kit com cinco lâmpadas led, chuveiro e placa com todo o sistema de captação da energia solar.
“Tem duas casas funcionando em teste há quase um mês, no Quaresmeiras. As instalações começaram de fato nesta semana. É uma questão de engenharia, já que o telhado tem que estar num ângulo apropriado”, assegurou o secretário de Assistência Social, Alexandre Dias.
A previsão da EDP é de que a conclusão das instalações seja feita em até dois meses. O custo com a instalação individual chega próximo dos R$3 mil, segundo o secretário.
O projeto é feito uma vez por ano, segundo a EDP. A Prefeitura de Guaratinguetá trabalha com a meta de, a cada ano, ampliar em quinhentos o número de residências beneficiadas pelo Boa Energia Solar.